AUTOR: Isabel Simões

DATA: 30.10.2021

DURAÇÃO: ...

A comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, e a ministra da Saúde, Marta Temido, participam no debate aberto ao público “A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar”, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Lisboa. Acontece já na próxima quarta-feira, , dia 3 de novembro de 2021, entre as 12h00 e as 13h30, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, em formato presencial, sendo necessário fazer inscrição prévia aqui. O evento será também transmitido nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Twitter e Facebook) e do Ministério da Saúde (Facebook SNS).

A pandemia deixou algumas lições pelo que a Comissão Europeia (CE) decidiu propor soluções a longo prazo através da criação da União Europeia da Saúde.

“Qual será no futuro o papel da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA) no domínio biomédico? Quais serão as competências alargadas da Agência Europeia do Medicamento? Como é que o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo quadro comunitário plurianual vão apoiar o SNS? O que prevê o Plano Europeu de luta contra o cancro?” Estas são algumas das perguntas às quais o debate vai tentar responder, aponta a nota de imprensa da Comissão Europeia em Portugal.


A Comissão Europeia vai participar outra vez na Web Summit em Lisboa , de 1 a 4 de novembro. A comissão tem como objetivo promover o Plano de Recuperação para a Europa, conhecido como ‘NextGenerationEU’. O plano prevê um investimento de 750 mil milhões de euros destinados a uma recuperação económica mais ecológica, mais digital e mais resiliente. Na Web Summit, a Comissão vai ser representada pela vice-presidente Věra Jourová e pelas comissárias europeias Elisa Ferreira e Stella Kyriakides.


A vice-presidente Věra Jourová vai aproveitar a visita a Lisboa de 2 a 3 de novembro para debater o papel do jornalismo, os riscos da desinformação e a proteção da democracia e do estado de direito num evento com o jornal digital Mensagem de Lisboa, no dia 2 de novembro, pelas 18h15, no café A Brasileira


A cidade de Glasgow, na Escócia, acolhe a partir de 31 de outubro até 12 de novembro a COP26, a próxima cimeira do clima.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, deu uma conferência de imprensa sobre o assunto e considerou que a cimeira vai assentar em três pilares: ambição nas medidas, financiamento e mercados de carbono.

Técnica e sonoplastia de Tiago Gama

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Fotografia: Comissão Europeia