AUTOR: Isabel Simões

DATA: 01.12.2021

DURAÇÃO: ...

Na rubrica Crime na Cidade  os comunicados da PSP são a fonte dos quais fazemos leitura, com pequenas alterações. A escolha dos crimes a noticiar também nos cabe.


“No dia 17 de novembro de 2021, pelas 10H00, a PSP de Coimbra desencadeou uma operação policial na cidade que culminou na detenção de um indivíduo de 41 anos e residente em Coimbra, por posse de armas proibidas.

No âmbito de uma investigação que corre os seus termos na Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, que versa sobre os ilícitos criminais de roubo entre outros crimes foi efetuada no dia anterior, uma operação policial que culminou na efetivação de uma busca domiciliária e uma busca em viatura.

Das diligências efetuadas vieram-se a apreender ao suspeito diversos objetos, nomeadamente:

– Telemóveis;

– Documentação;

– 1 pistola;

– 1 revólver;

– Munições;

– 1 faca;

– 1 arma branca – faca borboleta;

– 1 arma artesanal construída com o único propósito de ser usada como de defesa/agressão;

O suspeito foi detido em flagrante delito pela posse de armas proibidas.


Foram detidos, por condução sob o efeito do álcool seguintes indivíduos:

No dia 20 de novembro:

  • Pelas 5H05, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes em Coimbra, um homem de 28 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,52 g/l;

No dia 21 de novembro:

  • Pelas 1H40, na Avenida Central em Coimbra, um homem de 45 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,65 g/l;
  • Pelas 2H00, no Passeio Infante Dom Henrique na Figueira da Foz, um homem de 49 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,69 g/l;
  • Pelas 3H40, no Passeio Infante Dom Henrique na Figueira da Foz, um homem de 30 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,62 g/l.

No dia 20 de novembro de 2021, pelas 3H15, Policias afetos à Esquadra da Divisão Policial da Figueira da Foz, detiveram um homem de 39 anos.

A detenção surgiu após denúncia por parte de 3 indivíduos, de que cerca das 2H50, haviam sido ameaçados por três homens que se faziam transportar num automóvel.

Na posse das características da referida viatura, foi montada uma operação policial que, culminou com a sua localização na Avenida Doutor Manuel Gaspar de Lemos a ser conduzida pelo suspeito.

No momento da abordagem, o homem acedeu à ordem de paragem e foi sujeito a uma revista de segurança, tendo-lhe sido encontrado uma soqueira e uma lata de spray paralisante.

Foi também detetado no interior da viatura 4 armas de pressão de ar, diversas munições e cartuchos, 4 facas de cozinha e um bastão de baseball.

Efetuada uma busca domiciliária a casa do suspeito, foi ainda encontrado uma arma de fogo artesanal, um tubo metálico com um cartucho no seu interior, bem como mais munições e cartuchos.

Foi-lhe ainda levantado um auto de Contraordenação por condução sob o efeito de bebidas alcoólicas e outro referente à viatura por falta de inspeção periódica obrigatória.

O homem foi presente a Autoridade Judicial Competente.

Uma Por Furto em Estabelecimento Comercial

No dia 22 de novembro, pelas 4H50, na Rua do Brasil em Coimbra, foi detido por Policias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial deste Comando, um homem de 47 anos, pela prática do crime em apreço.

Com conhecimento de que um estabelecimento comercial estava a ser alvo de um furto, no imediato nos deslocamos para o local.

Aí chegados, foi possível apurar que um vidro de uma montra de um estabelecimento de restauração e bebidas se encontrava partido, tendo o suspeito encetado a fuga na posse de um saco tendo sido intercetado pelos agentes nas imediações do local da ocorrência.

No interior do saco encontravam-se 203 maços de tabaco de diversas marcas, 11 maços de cigarrilhas com filtro e a quantia em moedas no valor de 105€ e 44 cêntimos, que se apurou terem sidos furtados no interior do estabelecimento em causa.

O proprietário do estabelecimento efetivou o seu direito de queixa e o homem será presente junto de Autoridade Judicial competente. Detido Pela Prática do Crime de Agressões e Injúrias a Agente de Autoridade

Com conhecimento de que estaria a ocorrer uma desavença entre vizinhos na zona de Celas, de imediato nos deslocamos para o local.

Aí chegados, e, após contacto com o denunciante, este disse-nos, que o seu vizinho lhe tinha partido um vaso e tinha arremessado uma garrafa de vidro à janela da sua residência.

Com o intuito dos nos inteirarmos do ocorrido, abordámos o denunciado, um homem de 42 anos, que começou a gritar insultos dirigidos aos Polícias.

Depois de ser advertido de que estava a incorrer num crime, manteve uma postura muito hostil e agressiva, dando um empurrão num Agente. As injúrias e ameaças prolongaram-se e o homem foi detido. O crime ocorreu no dia 22 de novembro, cerca das 18H50. O Homem foi notificado para comparecer no DIAP – Departamento de Instrução e Ação Penal para ser ouvido em audiência.


Detenções Por Tráfico de Estupefacientes e Posse de Arma Proibida

No dia 23 de novembro, pelas 11H40, nas imediações do Jardim da Sereia em Coimbra, foram detidos por Policias afetos à Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial deste Comando, dois homens de 18 e 19 anos, pela prática do Crime de Tráfico de Estupefacientes e posse de uma navalha, classificada como Arma Proibida.

Os Suspeitos quando se aperceberam da presença policial adotaram um comportamento suspeito e por esse motivo foram abordados e sujeitos a uma revista de segurança, tendo-lhes sido encontrado a ambos haxixe, num total de 30 doses individuais e a referida arma que um dos suspeitos atirou para o chão.

Ambos foram notificados para comparecer junto de Autoridade Judicial Competente.


No dia 24 de novembro, cerca das 15H40, na zona da Gala – Figueira da Foz, no seguimento de uma investigação policial, efetuada por Policias afetos à Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial daquela cidade, foi detido um homem de 32 anos pela prática do Crime de Tráfico de Estupefacientes.

Com conhecimento de que o suspeito se dedicava à prática do Crime em apreço foi abordado, tendo-lhe sido encontrado na sua posse Haxixe.

Por haver suspeita de que o homem poderia ter mais produto na sua residência foi efetuada uma busca domiciliária, onde foi encontrado mais Haxixe”

Fotografia: PSP