AUTOR: Isabel Simões

DATA: 18.11.2021

DURAÇÃO: ...

O Congresso Internacional Polícias e Sociedade decorre até 20 de novembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa acontece ‘online’, e não tem necessidade de registo prévio. Pode aceder no link seguinte:  https://historiaepatrimoniodapolicia.wordpress.com/links…/


Passamos a transcrever, com pequenas alterações, alguns dos comunicados da PSP que chegaram à nossa redação.

“No dia 6 de novembro, cerca das 5H30, na Rua João Cabreira em Coimbra, no decorrer de um patrulhamento efetuado por agentes afetos à 2ª Esquadra do Comando da Polícia de Segurança Pública (PSP), foram recuperados 2 computadores portáteis e 27 garrafas de bebidas alcoólicas, que se apurou terem sido furtados do interior de um estabelecimento de restauração e bebidas na Baixa desta cidade. Os referidos artigos, encontravam-se no interior de um edifício devoluto, que se constatou servir de abrigo a indivíduos com ligações ao Crime de Tráfico e Consumo de Estupefacientes. Foram identificados no local 7 homens e 5 mulheres com idades compreendidas entre os 23 e os 54 anos.

Nesse mesmo sábado, dia 6 e no dia seguinte domingo, dia 7 de novembro realizaram-se mais quatro detenções. Uma Por Condução de Veículo Furtado e Sem Habilitação Legal Para Condução e três Três Por Condução Sob o Efeito do Álcool.

Pelas 7H10 da manhá de sábado, dia 6 de novembro, na Rotunda do Papa em Coimbra, foi detido um homem de 42 anos, por ter sido intercetado a conduzir um automóvel ligeiro de mercadorias, que tinha sido furtado nem Coimbra, cerca das 21H30 do dia anterior, dia 5 de novembro. No momento da interseção apurou-se ainda que, o suspeito não possuía documento legal para a condução de veículos automóveis. A viatura foi removida para o parque da Polícia e, o seu proprietário foi informado da sua recuperação.

Também nesse sábado, foi detido, por condução sob o efeito do álcool um indivíduo:

  • Pelas 1H20, na Avenida Fernão de Magalhães em Coimbra, um homem de 37 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,49 g/l;

No dia seguinte 7 de novembro, pelas 2H30, na Rua Oliveira Matos em Coimbra, um homem de 42 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,82 g/l;

  • Nesse mesmo domingo, pelas 23H40, na Rua Nicolau Chantarene em Coimbra, um homem de 29 anos, foi interveniente num acidente de viação do qual apenas resultaram danos materiais. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,39 g/l.

No início da semana, dia 8 de novembro, cerca das 12H40, no Beco das Canivetas na Baixa de Coimbra, no decorrer de uma Patrulha apeada, efetuada por Policias afetos à 2ª Esquadra da Polícia de segurança pública , foi detido um homem de 22 anos, pela prática do Crime de Tráfico de Estupefacientes e identificado outro indivíduo. O suspeito foi visto em pleno ato de transação. Abordado e sujeito a uma revista de segurança, foi-lhe encontrado 32 doses individuais de Cocaína e a quantia de 94€. O detido foi presente a 1º interrogatório judicial.

No dia 11 de novembro, realizaram-se mais Duas Detenções Por Tráfico de Estupefacientes

  • Pelas 03H00, na Avenida Central em Coimbra, no decorrer de uma Patrulha efetuada por Policias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da PSP, foram detidos, dois homens de 31 e 33 anos de idade pela prática do Crime de Tráfico de Estupefacientes. Os suspeitos ao avistarem a viatura policial, colocaram-se em fuga numa viatura, efetuando várias infrações ao código da estrada, colocando em perigo os demais utentes da via, tendo sido intercetados na Rua da Sofia. Foi-lhes efetuada uma revista de segurança bem como à viatura, tendo sido encontrado na sua posse e na viatura:

– 23 doses individuais de Cocaína

– 83 doses individuais de Ecstasy

– 1220€ em dinheiro.

Perante os factos foram detidos.

Também na quinta-feira, dia 11 de novembro, cerca das 21H00, na Rua direita na Figueira da Foz, foi detido um homem de 25 anos, por ter sido intercetado a conduzir um automóvel sem habilitação legal para o efeito.

No dia seguinte, a 12 de novembro, pelas 1H40, na Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu em Coimbra, foi detido um homem de 37 anos, por condução sob o efeito do álcool, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 2,1

No dia 13 de novembro, cerca das 23H50, foi detida uma mulher de 39 anos, pela prática do Crime de Violência Doméstica contra o seu companheiro, um homem de 53 anos. Com conhecimento de que estaria em curso o referido crime, prontamente nos deslocamos para o local. Aí chegados, os polícias constataram que as portas das janelas da residência se encontravam abertas, sendo audível do exterior diversos gritos e, encontravam-se diversos bens da residência espalhados na via pública.

A mulher, quando se apercebeu da presença policial, injuriou e ameaçou de morte com recurso a uma faca que empunhava na mão, os Polícias e o seu companheiro. Foi detida e houve necessidade de recorrer à força física estritamente necessária para retirar a faca da mão da suspeita.

Foram detidos, por condução sob o efeito do álcool os seguintes indivíduos:

·No dia 13 de novembro, pelas 4H45, na Avenida Sá da Bandeira em Coimbra, um homem de 22 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,93 g/l;

·No dia 14 de novembro, pelas 7H55, na Rua Castro Matoso em Coimbra, um homem de 23 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 2,44 g/l. O indivíduo foi interveniente num acidente de viação do qual apenas resultaram danos materiais.

No dia 14 de novembro, cerca das 7H20, fomos chamados à Rua Castro Matoso em Coimbra, por ter ocorrido um acidente de viação do qual apenas resultaram danos materiais em ambas as viaturas envolvidas.

No momento em que os Policias afetos à Esquadra de Trânsito deste Comando, se inteiravam do ocorrido, o condutor, um homem de 31 anos, adotou uma postura muito exaltada, nada colaborante e jocosa dirigida aos polícias, tentando opor-se a que os mesmos fizessem o seu trabalho. Advertido, de que a sua postura não era correta, o homem deslocou-se para uma esplanada ali existente tendo sido necessário retirá-lo daquele local, momento em este ofereceu resistência, provocando o desequilíbrio ao polícia e a si mesmo, causando uma lesão no dedo mindinho do elemento policial, que careceu de receber tratamento hospitalar. O homem, continuou com a sua postura de resistência e houve necessidade de pedir reforço policial para o local. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado e acusou uma TAS de 1,97 g/l. Perante os factos foi detido.

No dia 15 de novembro, segunda-feira, foram detidos, por condução sob o efeito do álcool seguintes indivíduos:

  • Pelas 18H40, na Praceta professor Mota Pinto em Coimbra em Coimbra, um homem de 53 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 2,55 g/l;
  • Pelas 20H30, na Avenida Saraiva de Carvalho na Figueira da Foz, uma mulher de 44 anos, sujeita ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,33 g/l. A mulher, foi interveniente num acidente de viação do qual apenas resultaram danos materiais.”

 

Fonte: Notas de Imprensa da PSP

Fotografia: redes sociais da PSP