[object Object]

Filipe Rosa:” Ter uma atleta nos Jogos Olímpicos é um sonho tornado realidade para a Secção de Judo da AAC”

A qualificação de Catarina Costa para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a atividade regular da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) e a influência da pandemia na secção, foram temas em análise.

O espaço de comentário do programa Observatório do dia 22 de junho esteve ao encargo do presidente da SJ/AAC, Filipe Rosa.

“A vinda do [treinador profissional] João Neto tornou o sonho possível”

O presidente da SJ/AAC destacou que o sonho olímpico começou há 10 anos. Emocionado, Filipe Rosa salienta que a vinda do treinador profissional João Neto aproximou o judo da Associação Académica de Coimbra(AAC) dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta ótica, para o presidente da secção a presença do treinador a “duzentos por cento” dedicado ao treino da Catarina Costa foi fundamental para a sua qualificação.

” A Catarina Costa vai chegar aos Jogos Olímpicos no pico da forma e como cabeça de série”

Filipe Rosa adiantou que Catarina Costa abdicou de melhores resultados nos campeonatos da Europa e dos campeonatos do Mundo para que pudesse estar no pico da sua forma nas olimpíadas. O dirigente explicou ainda que sãos os resultados ao longo dos últimos anos que garantiram que a atleta tivesse pontos suficientes para ficar como cabeça de série nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

” Já temos atletas identificados para tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024″

Sendo a Secção de Judo da AAC uma referência a nível nacional e internacional, Filipe Rosa adiantou que o trabalho de observação e de treino já está a ser feito para, em 2024, outros atletas acompanharem uma possível qualificação da Catarina Costa. O presidente do judo realça que há até atletas de vários pontos do país para poderem treinar na Académica.

“Antes do surgimento do COVID tínhamos cerca de 600 atletas”

Filipe Rosa reforçou a dimensão que a secção tinha antes da pandemia COVID-19. O judo da Académica além de ser um clube de alta competição, é também um clube formador. Ainda assim, neste momento, a secção perdeu entre 70% a 80% dos participantes. Os vinte atletas de alta competição mantiveram sempre o seu treino regular, numa bolha desenvolvida pela própria SJ/AAC.

Também os treinos de formação tiveram que ter alguma inovação para que os atletas conseguissem, em casa, treinar e manter a forma física.

O presidente da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra falou também do torneio da Queima das Fitas e do estágio de judo da secção, eventos de renome no panorama do judo nacional e internacional. Na parte final da conversa, Filipe Rosa explicou como se pratica a modalidade.

A entrevista está disponível na integra, em cima, em formato podcast ou no nosso Spotify.

PARTILHAR: