[object Object]
13.06.2021POR Tomás Cunha

Henrique Pereira: “Acho que há dois/três atletas que têm capacidade para fazer parte do plantel”

A formação, o scouting e o futuro das camadas jovens da Briosa em conversa no Prognósticos.

No programa Prognósticos de dia 6 de junho a equipa dos Relatos RUC recebeu Henrique Pereira, antigo olheiro da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) (a partir do minuto 26:30 do podcast).

“Ninguém chega pronto”

O antigo “scout” da Briosa explicou em entrevista à RUC como se efetua o trabalho de recrutamento na equipa dos estudantes. Coimbra e a  região centro são os alvos preferenciais da Académica no recrutamento de talento, explica Henrique Pereira. Numa conversa focada na formação, foram abordados vários aspetos da evolução dos jogadores ao longo da formação. Henrique Pereira relembrou que ninguém chega preparado ao futebol sénior, sendo necessário um trabalho contínuo “patamar a patamar” na evolução dos jogadores.

Uma das novidades da temporada 2020/2021 foi a inscrição de uma equipa da AAC/OAF no campeonato distrital da Associação Futebol de Coimbra (AFC).  A meta desta equipa passa por dar aos jogadores sub 19 um ritmo competitivo diferente. Dessa forma, cada jogador tem a possibilidade de jogar num escalão de formação acima, o que permite na perpetiva dos responsáveis da Académica uma evolução mais rápida e mais sustentada. Ou seja, queimar etapas de forma sustentada é o objetivo desta equipa que atualmente disputa a ronda de acesso à Divisão de Honra da AFC.

Henrique Pereira não tem dúvidas: Há talento!

No final do mês de maio o Jornal Record anunciou que a Académica vai apostar na formação na próxima temporada de forma a colmatar alguns dos problemas financeiros do clube. Nesse sentido, os médios Pedro Pinho e Vasco Gomes, o lateral-direito André Santos e os extremos Costinha, Leandro e Rafinha devem fazer parte das contas de Rui Borges na pré-época. Questionado sobre esta aposta na formação Henrique Pereira foi perentório. Há talento e vários jogadores prontos para jogar no plantel principal. Quais? Henrique Pereira fugiu à pergunta com uma finta digna de um extremo de classe mundial. “Acho que há dois/três atletas que têm capacidade para fazer parte do plantel”, rematou Henrique Pereira.

O Prognósticos pode ser ouvido sempre às segundas-feiras às 20:00 em 107.9FM ou em ruc.pt. O episódio é disponibilizado em formato podcast no Spotify e no serviço interno de podcasts RUC.

 

PARTILHAR: