[object Object]

Contrato-Programa garante Rugby e União 1919 no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro

Futuro contrato-programa da Câmara Municipal de Coimbra a celebrar com a Associação de Futebol de Coimbra, garante necessidades do Comité Regional de Rugby do Centro, da Secção de Rugby da Associação Académica de Coimbra e do União 1919.

A alteração do documento a ser assinado entre a Câmara de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra trouxe alívio e otimismo ao seio das modalidades, depois de alguns dias de incerteza quanto à utilização do Estádio Municipal Sérgio Conceição.

Na última segunda-feira, o  presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva retirou da reunião do executivo a discussão do Protocolo de Cooperação e Cedência de Infraestrutura Desportiva entre o Município de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra. O autarca reconheceu que o documento precisava de revisão e passou a discussão para uma reunião extraordinária que se realizou esta sexta-feira, dia 29 de agosto.

O novo documento, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, assegura a continuidade do rugby naquele espaço e estabelece um compromisso para, a médio prazo, encontrar condições permanentes para a prática da modalidade na cidade.

Rugby com “condições asseguradas”

Em declarações após a reunião de Câmara extraordinária de hoje, onde foi aprovado o contrato-programa, o presidente do Comité Regional de Rugby do Centro, António Picão, mostrou-se satisfeito com o resultado.

A instituição mantém a sede no Sérgio Conceição. Formação, treinos, jogos regionais e nacionais e finais dos principais campeonatos da modalidade também vão manter-se em Taveiro.

0:00

Também a Secção de Rugby da Associação Académica de Coimbra (SR/AAC), representada pelo presidente Paulo Bandeira, confirmou que a situação inicial, que surpreendeu o clube e motivou um comunicado de alerta, foi revista de forma positiva pela Câmara Municipal de Coimbra.

0:00

A Académica, recorde-se, é atualmente a única modalidade coletiva da cidade a competir na 1.ª Divisão Nacional.

Centro Hípico como alternativa para o Comité Regional de Rugby

O protocolo prevê ainda a possibilidade de utilização de um espaço no Centro Hípico, pelo Comité Regional para a realização de ações de formação de Treinadores, Árbitros e Diretores de Equipa.

Contudo, para a SR/AAC, dada a distância e as dificuldades de mobilidade para os cerca de 200 jovens atletas do clube terá de existir outra solução. O rugby da Académica precisa de um espaço próprio, capaz de unir toda a secção que hoje treina dispersa por vários locais”, sublinhou Paulo Bandeira.

0:00

Estádio Cidade de Coimbra poderia ser requalificado

O presidente da SR/AAC lamenta a falta de investimento no Estádio Universitário de Coimbra. Paulo Bandeira defende que aquele espaço, central e com potencial, deveria ser requalificado e colocado ao serviço das modalidades.

0:00

Câmara aponta para uma cidade desportiva

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra destacou que o protocolo com a Associação de Futebol de Coimbra é apenas um passo de uma estratégia mais ampla para o desporto na cidade.

“Coimbra precisa de mais instalações desportivas, para todas as modalidades e não apenas para o futebol, alega o autarca do concelho.

0:00

Para José Manuel Silva faz sentido pensar numa cidade desportiva, na periferia, que permita treinar, competir e conciliar a prática desportiva com a excelência do ensino superior da cidade.”

Questionado sobre a localização, o autarca rejeitou discutir margens do Mondego.

0:00

Um futuro em aberto para o rugby da Académica

Com cerca de 250 atletas federados, incluindo escalões de formação e uma equipa feminina, a SR/AAC encara agora o futuro com mais confiança. A permanência no Estádio Sérgio Conceição garante estabilidade no imediato, mas a ambição da modalidade em Coimbra passa por um campo próprio, que permita consolidar o trabalho formativo e competitivo.

Até lá, a “cidade desportiva” prometida pela autarquia surge como um horizonte que poderá redefinir o mapa das modalidades na cidade.

O novo documento, terá vigência de quatro anos e ainda  será presente à Assembleia Municipal.  Contudo, não se esperam mais contratempos, uma vez que foi aprovado por unanimidade na vereação.

Uma vez assinado o contrato-programa, a Associação de Futebol de Coimbra  compromete-se a investir no Estádio Municipal Sérgio Conceição “a totalidade das verbas decorrentes do contrato-programa de desenvolvimento desportivo celebrado com a Federação Portuguesa de Futebol”.

Pode ouvir a conversa da RUC e do diário As Beiras com António Picão e Paulo Bandeira no ‘podcast’ do início do artigo.

Fotografia: AAC Rugby

PARTILHAR: