![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F01180220%2FIMG_2431-scaled.jpg&w=3840&q=75)
BE x CDU: Convergência, convergência e mais convergência. Partidos guardam ataques para a direita
Proximidade entre os partidos marcou o tom de toda a discussão. Ambos concordam que sustentabilidade do distrito está sob ataque.
As diferenças são conhecidas, mas tanto Miguel Cardinal, do Bloco de Esquerda, como Fernando Teixeira, da CDU, reconhecem: é muito mais o que os une do que aquilo que os separa. O primeiro candidato na lista do BE pelo círculo eleitoral de Coimbra nota que a história das forças políticas “é diferente”, mas sublinha consensos.
A prostituição, a eutanásia ou a paridade são alguns dos assuntos em que as forças políticas não estão alinhadas. Fernando Teixeira quer combate contra quem tem o poder, mesmo não escondendo divergências entre CDU e BE.
Ambiente. BE e CDU querem defender região “apetecível” de interesses económicos
Foi na sequência da manifestação contra a exploração de caulinos no Meco, que se realizou na passada terça-feira, que os partidos avançaram para a questão ambiental. O assunto foi levantado pelo Bloco de Esquerda, que fala numa vitória ainda incompleta das populações.
É um tema em que, mais uma vez, os partidos estão de acordo, conforme explica Fernando Teixeira.
O candidato da CDU fala também da gestão da água pública, ao passo que o representante do BE ataca o parque fotovoltaico em Condeixa que vai levar ao abate de uma série de sobreiros “em nome de uma falsa energia verde”.
PARTILHAR:
