![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F15213132%2FCoimbra-lanca-aplicacao-movel-%2540Coimbra-e-nova-solucao-para-reportar-ocorrencias-no-espaco-publico-1-scaled.jpg&w=3840&q=75)
Aplicação @Coimbra: conimbricenses podem reportar problemas no espaço público
Aplicação @Coimbra foi apresentada na passada terça-feira. Criada para ajudar os munícipes a serem cidadãos mais ativos, destaca-se a possibilidade de reportar ocorrências a serem resolvidas pela câmara ou por outras entidades responsáveis.
A apresentação aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga e de três dirigentes de mesa que conduziram a apresentação: Cláudia Ribeiro, Luís Santos Costa e Nuno Santos.
Francisco Veiga, vice-presidente do município, afirmou que a aplicação é um elo entre a CMC e os cidadãos e visitantes de Coimbra. O vice-presidente acrescenta que este projeto surge para melhorar a cidadania ativa, o acesso à informação e a resolução de problemas da cidade.
Entre outras funções, a aplicação, já disponível para o público, reúne informações de saúde, trânsito e serviços municipais. Esta ferramenta multifuncional conta ainda com ligação a várias outras plataformas como os serviços online e a agenda cultural de Coimbra.
De todas as funções, destaca-se a de reportar ocorrências no espaço público de toda a cidade, qualquer que seja a natureza. Todos os cidadãos registados na aplicação podem fazer reportes, depois analisados e resolvidos por entidades do município e associados com a maior velocidade possível. Os utilizadores são incentivados a incluir fotografias dos problemas e podem acompanhar o estado de resolução. Luís Santos Costa, Diretor do Espaço Público, Mobilidade e Trânsito da Câmara Municipal, apela a que recorram a este espaço e não às redes sociais para estas reclamações, de modo a facilitar a resolução dos problemas.
O Presidente da CMC, José Manuel Silva, concluiu a apresentação a destacar o empenho da autarquia na resposta aos problemas que serão reportados.
A aplicação já estava em desenvolvimento há mais de um ano e está sujeita à adição futura de novas funcionalidades.
PARTILHAR:
