Imagem principal
10.04.2025POR Isabel Simões

Coimbra dá mais um passo na integração dos transportes públicos

Câmara Municipal aprovou esta semana um plano que vai permitir usar vários meios de transporte como autocarros dos SMTUC, futuro Metrobus e Transporte de Passageiros por modo Rodoviário da Região de Coimbra, com um só bilhete ou passe.

A proposta, apresentada pela AGIT, a agência que vai gerir o sistema, inclui bilhetes ocasionais,  passes mensais e ainda títulos de curta duração, válidos por 1, 3 ou 7 dias. Terão de ser comprados nos pontos de venda oficiais dos vários operadores.

Ana Bastos, vereadora responsável pela mobilidade relembra preço dos bilhetes e passes para quem anda num, dois, três ou mais Municípios.

Com a nova bilhética em funcionamento, um estudante poderá, com um único passe, utilizar os autocarros do SMTUC e com o MetroBus deslocar-se até Miranda do Corvo, sem precisar comprar bilhetes separados.

E para que este sistema funcione de forma integrada está em curso a aquisição de  uma plataforma digital de bilhética, para serem usada pelos operadores. As receitas vão ser divididas entre as empresas de transporte, mas o modelo será revisto dentro de dois anos, com base nos dados reais de procura. Faltam ainda alguns pormenores adianta Ana Bastos.

Os comboios da CP, por agora, ficam de fora, mas a sua entrada no sistema não está descartada.

O projeto conjunto entre Governo, Câmara de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra promete tornar o transporte público na região mais acessível, mais moderno e mais fácil de usar.

Fotografia: Câmara de Coimbra

PARTILHAR: