PH: Marta Costa
13.03.2024POR Arianna Angioli

Linha SOS Estudante inaugura primeira exposição interativa

A presidente da Linha SOS Estudante destacou a adesão significativa dos jovens, revelando uma preferência pela escrita como forma de expressão.

No passado dia 11 de março, inaugurou-se uma exposição organizada pela Linha SOS Estudante intitulada “Dar Voz aos Teus Pensamentos”. A iniciativa surgiu no âmbito da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC), cujo tema é a voz. Rita Neves, presidente da secção cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), destaca que a voz é o meio com o qual a Linha SOS trabalha e é por isso que acharam pertinente desenvolver uma iniciativa a partir deste tema.

A atual presidente informou que foi disponibilizado um formulário onde as pessoas poderiam partilhar os seus pensamentos de forma anónima. Destacou a adesão significativa por parte dos jovens, que, segundo Rita Neves, “não estão prontos para usar a voz, mas sim a escrita”. Rita afirma que o facto do formulário ser anónimo levou as pessoas a partilharem coisas mais íntimas e, por vezes, dolorosas. A presidente destacou que, apesar de estarem preparados para lidar com situações difíceis, não estavam à espera de algumas mensagens de sofrimento e solidão expressas por parte dos estudantes. No entanto, Rita Neves, expressou satisfação pela adesão juvenil e estudantil, e ressalta que a linha SOS Estudante lida, maioritariamente, com pessoas adultas.

Quando a linha foi criada, em 1997, foi com o intuito de apoiar alguns estudantes, destaca Rita Neves. A exposição, sublinha a presidente, conta com vinte e sete instalações, tantos quantos os anos da Linha SOS. A exposição está dividida em duas partes, uma com testemunhos reais e outra parte onde as pessoas podem partilhar pensamentos mais felizes.

Rita informou que receberam ajuda por parte da organização da Semana Cultural da UC, para a qual já se tinham candidatado, mas nunca para uma exposição interativa. Também a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) disponibilizou materiais para a montagem da exposição e ajudou a prolongar a sua duração, presta até dia 15 de março, até dia 1 de abril, destaca Rita Neves.

PARTILHAR: