[object Object]
08.08.2022POR Rita Melo

Carlota Maçãs: “A SOS Estudante começou apenas por atender estudantes, mas neste momento atende toda a gente”

A SOS Estudante celebra este ano os seus 25 anos de funcionamento. Este ano letivo o número de chamadas atendidas já se aproximou do número pré-pandemia.

Em conversa com a Rádio Universidade de Coimbra, a presidente da secção da Associação Académica de Coimbra, Carlota Maçãs, fez um balanço destes 25 anos, falou sobre alguns dos problemas que mais são colocados, e de colaboradores.

A SOS Estudante identifica-se como uma linha de apoio emocional, e apesar de composta apenas por estudantes, são recebidas chamadas de toda a gente, sendo a faixa etária mais recorrente na linha, a dos 36 aos 49 anos.

A presidente explicou que grande parte das chamadas dizem respeito a relacionamentos interpessoais, quer sejam amorosos, familiares, ou até mesmo de amizade. Recebem também muitas chamadas relacionadas com o quotidiano pessoal e de carência afetiva.

Abordada a questão da pandemia, e de que forma a mesma impactou a linha, a estudante afirmou que no ano letivo 2019/2020, ainda contando com o início da pandemia, foram atendidas 770 chamadas, porém devido aos confinamentos severos a linha esteve encerrada de março a setembro de 2020.

Depois disso, os atendimentos passaram a ser feitos por zoom, o que para a dirigente pode ter influenciado o decréscimo de chamadas recebidas nesse período. Carlota Maçãs, disse ainda que este ano letivo, as chamadas já se equipararam minimamente com os anos anteriores à pandemia, tendo sido atendidas 575 chamadas de setembro de 2021 a julho de 2022.

A presidente da SOS Estudante disse ainda que depois de passarem para a direção, por questões de anonimato e confidencialidade deixam de fazer atendimento, mas que enquanto voluntária o que a motivava era saber que estava a fazer a diferença para alguém. Explicou ainda que a SOS Estudante conta com dois recrutamentos por ano, um por semestre. O próximo irá decorrer de 12 de setembro a 9 de outubro.

A linha SOS Estudante funciona todos os dias das 20H à 1H da manhã, com exceção das férias escolares.

Fotografia: SOS Estudante

PARTILHAR: