[object Object]

Celebrada parceria para a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina

Projeto foi motivado por uma visita da autoridade literária de Sharjah. Vai ser financiado com oito milhões de euros e ter uma duração de seis anos.

A Universidade de Coimbra (UC) e a autoridade literária de Sharjah (SBA) celebraram uma parceria para a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina. Na cerimónia estiveram presentes Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, Ahmed Bin Rakkad Al Ameri e o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A autoridade literária de Sharjah (SBA) é um dos organismos governamentais de Sharjah, que compõe a confederação dos Emirados Árabes Unidos e tem como objetivo a partilha de conhecimentos e culturas entre pessoas de todo o mundo. Ao mesmo tempo, dá destaque à importância dos livros multimédia na atualidade.

Em entrevista à RUC, Manuel Portela, diretor da Biblioteca Joanina explicou que o acordo surgiu de uma visita do representante do Sharjah na altura em que lhe foi atribuído um doutoramento em 2018. Na visita, percebeu o património cultural que a Biblioteca Joanina tinha e fez uma proposta à Universidade de Coimbra. Após criadas ligações com a Universidade, a proposta foi discutida até chegarem ao acordo.

Segundo Manuel Portela, o objetivo de ambas as entidades envolvidas no projeto é contribuir para disponibilizar o património bibliográfico da Biblioteca Joanina pelo meio digital. Ao mesmo tempo, com o acordo, é garantida infraestrutura ao projeto através do financiamento da autoridade literária de Sharjah (SBA).

O diretor da Biblioteca Joanina diz que está planeada uma duração de seis anos para o projeto  e vão ser disponibilizados aproximadamente oito milhões de euros de montante global para o seu financiamento. Inicialmente vai decorrer a fase piloto em que vão testar todas as soluções a nível de catalogação, estrutura digital, estratégias de comunicação e criação de um portal on-line. A partir desta fase vão otimizar o trabalho para permitir que toda a coleção seja catalogada.

Manuel Portela declara que já existiram outros projetos comuns entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Autoridade Literária de Sharjah (SBA) e acredita que é possível dar continuação a esta parceria das duas instituições. O diretor da Biblioteca Geral esclarece que o processo pelo qual as obras vão passar está dividido em várias fases, desde a digitalização dos livros ao desenvolvimento de uma estrutura eletrónica que consiga albergar toda a informação dos mesmos.

No decorrer do processo é importante haver uma componente de comunicação com o público, segundo o entrevistado. Para isso, as instituições envolvidas vão convidar especialistas em determinados temas a fim de elucidar as pessoas sobre conceitos patentes em coleções mais densas. A iniciativa vai englobar 30 000 volumes que representam Portugal entre os séculos XVI e XVIII. Manuel Portela revela que muitos dos livros desta coleção pertenceram a antigos professores e alunos da Universidade de Coimbra (UC) e que, por isso, simbolizam a investigação e o conhecimento académico da época.

A cerimónia decorreu quarta-feira, dia 21, na Biblioteca Joanina.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: