[object Object]

Inovação@UC celebra ligação entre academia e mundo empresarial com presença de Elvira Fortunato

Investigação na área da epilepsia refratária venceu Prémio de Inovação Joaquim Norberto Pires. Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deu ênfase à aposta nas qualificações.

O Convento S. Francisco recebeu esta tarde a terceira edição do Inovação@UC. A iniciativa, que pretende expor à comunidade o que a Universidade de Coimbra faz no âmbito da inovação científica, culminou na entrega do Prémio de Inovação Joaquim Norberto Pires, que “visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, funcionários, docentes ou investigadores da UC”.

O projeto PrXplorer®Epi, realizado por Ana Fortuna e Joana Bicker, da Faculdade de Farmácia, acabou por ser o distinguido. Na sua intervenção, Ana Fortuna explica que entre 30 a 40% dos doentes com epilepsia refratária não conseguem controlar as suas crises com mais de dois ou três medicamentos. Por isso, desafiadas por profissionais do Centro de Epilepsia Refratária dos CHUC, as investigadoras decidiram perceber qual a melhor dose a aplicar a cada um dos doentes.

O evento terminou com a intervenção de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que exaltou o papel dos laboratórios colaborativos e das agendas mobilizadoras e felicitou a comissão organizadora do Inovação@UC pelo papel no casamento entre o universo académico e empresarial.

Em final de mandato, a ministra aproveitou ainda para passar em revista algum do trabalho feito nos últimos dois anos. Entre as medidas elencadas, Elvira Fortunato deu destaque à aposta nas qualificações, que, segundo aponta, tem ajudado a fixar estudantes no país.

A responsável deixou ainda uma palavra de agradecimento pelo trabalho desenvolvido ao reitor Amílcar Falcão e salientou a necessidade de formar mais pessoas e de diversificar a formação.

PARTILHAR: