[object Object]

Teatrão abre inscrições para interpretar projeto comemorativo do cinquentenário do 25 de abril

Leituras Encenadas da Fantasia Futurista contam com colaboração do encenador Marco António Rodrigues e de dramaturgias da lusofonia. Candidaturas estão abertas até dia 21 de fevereiro

O Teatrão anuncia a abertura de inscrições para o recrutamento de intérpretes que possam integrar as Leituras Encenadas da Fantasia Futurista (FF).

O programa consiste na apresentação de cinco textos resultantes de um concurso de dramaturgia relacionado à lusofonia e à Revolução de Abril, que recebeu 117 candidaturas de Portugal, do Brasil, de Itália e de São Tomé e Príncipe.

Marco António Rodrigues, orientador da Fantasia Futurista, afirma que o Teatrão de Coimbra é o local indicado para o projeto tendo em conta a dimensão do trabalho desenvolvido pela entidade na cidade.

As Leituras Encenadas da Fantasia Futurista são o principal projeto do Teatrão para assinalar os 50 anos do 25 de abril. Os autores das composições dramáticas da lusofonia tiveram como mote o cenário do renascimento da liderança de Salgueiro Maia e de todos os Capitães de Abril.

O encenador reforça o papel imprescindível da arte na encenação de acontecimentos que marcaram a história de Portugal até aos dias de hoje como a Revolução dos Cravos. Segundo o entrevistado, é necessário reproduzir utopias na atualidade através da arte.

O 25 de Abril de 1974 é um modelo fundamental de revolução cidadã e vai sempre constituir um marco em todo o Ocidente. A temática da Fantasia Futurista é globalizante e intemporal, defende Marco António Rodrigues.

As inscrições estão abertas a todas as pessoas maiores de 18 anos, de qualquer nível de experiência. A candidatura não tem qualquer custo e as vagas são limitadas.

Fotografia: Teatrão

PARTILHAR: