[object Object]
18.01.2024POR Luís Pereira

Debate sobre Data Science promete juntar empresários de Coimbra

Despertar as organizações para o potencial da ciência de dados é objetivo máximo do evento. Incrementar sinergias entre empresas e instituições de ensino é visto como fundamental para o sucesso da região centro.

A Coimbra iTEC – Associação para a Inovação e Tecnologia da Região de Coimbra e a Data Science Portuguese Association (DSPA), estão a organizar um debate sobre a relevância da ciência de dados para as empresas. O evento vai ter lugar na quinta-feira, dia 25 de janeiro, pelas 18 horas, na Sala Fausto Rocha da Coimbra Business School. Este é o segundo evento de uma série de debates promovidos pela Coimbra iTEC, que têm como objetivo promover o conhecimento e o networking entre empresários da região de Coimbra. Neste debate, vão ser abordadas questões como a importância da ciência de dados para a economia e para a sociedade e apresentadas ferramentas úteis para profissionais da área e gestores de empresas.

Érica Silva, presidente da Coimbra iTEC, em declarações à RUC, explicou que este evento tem como objetivo aproximar a academia das empresas da região, por via da partilha de conhecimento. A responsável considera que perante a enorme quantidade de dados a que hoje se em acesso, urge saber como tirar o melhor partido dos mesmos.

A presidente da Coimbra iTEC garante que algumas empresas da região de Coimbra, já dão o devido valor à área da ciência de dados. Destacou a importância de os empresários perceberem como a área de data science pode ser útil para a melhoria da gestão de processos e dos aspetos económicos das empresas. A dirigente explicou ainda que este evento foi desenhado para ser acessível a todos.

Érica Castanheira lembra que Coimbra destaca-se como uma cidade com várias instituições importantes no setor da saúde. No seu ponto de vista esta é uma área que pode beneficiar muito com um maior conhecimento de data science, algo que pode ser determinante para uma região onde o peso do setor da saúde é tão relevante na economia local.

Érica Castanheira exalta a componente prática do evento. Adianta que vão ser apresentados exemplos práticos de utilização de ferramentas muito úteis relacionadas com a ciência de dados, machine learning e inteligência artificial. Além disso, a dirigente enumerou alguns dos temas que são a base da ciência de dados e que vão ser abordados no debate.

A responsável do Coimbra iTEC dá ainda exemplos dos resultados práticos da utilização de ferramentas da área da ciência de dados. Para Érica Castanheira a aplicação prática destas metodologias tem um potencial enorme, principalmente no que diz respeito à melhoria da eficiência da gestão das empresas.

A presidente do Coimbra iTEC acredita que este evento também tem o papel de ajudar os empresários da região de Coimbra a reconhecer a importância e as oportunidades oferecidas pela ciência de dados em diferentes setores. Érica Castanheira defende que só conhecendo as aplicações que esta área tem, os empresários vão conseguir competir por profissionais qualificados desta área.

As diversas áreas de conhecimento que estão na base da ciência de dados e ainda os cursos que existem no ensino superior que formam profissionais específicos para esta nova função, muito procurada pelas empresas nos dias de hoje, vão ser tema neste debate.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 24 de janeiro e têm o custo de 15 euros para o público em geral. Para os sócios das associações empresariais que compõem o Conselho Empresarial de Coimbra (CERC) e para os alunos do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Superior Miguel Torga a inscrição tem o valor de 10 euros. A participação no evento pode ser feita presencialmente ou online.

Para inscrições e mais informações visite coimbraitec.pt.

Fotografia: Coimbra Business School

PARTILHAR: