Imagem principal

Teatrão estreia em 2024 duas novas produções e repõe espetáculos que marcaram 30 anos da companhia

Teatrão celebra 30 anos e os 50 anos da revolução de Abril de 1974 com reposições e duas novas produções, uma sobre “Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos” de Alves Redol, a outra criação é destinada ao público infantil a partir de um texto do brasileiro Manoel de Barros.

Fundado no dia 21 de março de 1994, o Teatrão está a celebrar 30 anos. A companhia profissional de Coimbra resolveu iniciar o ano com a reposição de D. Quixote (de Coimbra), a primeira peça dirigida por Isabel Craveiro, diretora artística da companhia com sede na Oficina Municipal do Teatro. Isabel Craveiro adianta outras reposições que vão ter lugar durante 2024.

O programa “Arte e Democracia” criado pela Direção-Geral das Artes para as comemorações do 25 de Abril apoiou a digressão pelas freguesias de algumas das reposições, esclareceu a diretora artística da companhia.

O aniversário vai ainda ser marcado pelo lançamento da edição dos textos escolhidos pelo concurso de dramaturgia lançado o ano passado. Com o nome de “Fantasia Futurista” o lançamento teve origem na participação de 170 candidaturas, das quais foram escolhidas cinco, quatro portuguesas e uma brasileira. Os autores dos novos textos para teatro.  Participaram no concurso autores do Brasil, Argentina, São Tomé e Príncipe e Portugal e mesmo de alguém a viver em Itália.

A criação, ainda sem nome, estreia no final do ano de 2024 e está a ser construída a partir de um texto de Alves Redol “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”. Com a criação teatral a partir do texto do escritor neorrealista, o Teatrão pretende promover uma reflexão sobre os movimentos artísticos e o papel dos artistas no presente.

A segunda nova produção destina-se ao público infantil, o espetáculo-oficina “Exercícios de ser criança e outros aprendimentos” destina-se às escolas mas também aos outros públicos. Com ela a Oficina Municipal do Teatro quer chegar ao público de jovens brasileiros que vivem na cidade e divulgar como o escritor Manoel de Barros recriou a língua portuguesa.

Amanhã, quinta-feira, dia 4 de janeiro,  o Teatrão volta a representar o texto D. Quixote (de Coimbra) pelas 19 horas. Repete, sábado, às 17 horas, domingo às 11 horas e no dia 13 de janeiro às 17 horas. As sessões para escolas têm início a 5 de janeiro.

Pode saber mais sobre a programação ouvindo o ‘podcast’ do início do artigo que mapeia a conferência de imprensa que divulgou a programação.

Fotografias: Teatrão|e @Carlos Gomes

 

PARTILHAR: