[object Object]

Inscrições para o projeto RAMPA já estão abertas

Projeto de formação artística na área da dança vai resultar na apresentação da peça Corpo de Baile em abril. Coreógrafo responsável quer que o RAMPA seja uma experiência de aprendizagem e descoberta por parte dos intérpretes.

Já se encontram a decorrer as inscrições para a segunda edição do RAMPA, um projeto que resulta de uma parceria entre o Convento São Francisco, o Teatro Académico de Gil Vicente, a Escola da Noite e o Teatrão e que tem como objetivo a formação artística de jovens intérpretes na área da dança. Miguel Pereira, coreógrafo e bailarino, é o responsável pela direção do projeto.

Os candidatos vão ter de passar por um processo de audições, que vão ocorrer no dia 13 de janeiro, entre as 10 e as 18 horas, no Convento de São Francisco. Nesta fase, Miguel Pereira, juntamente com Pietro Romani, assistente de direção artística e dança contemporânea, vão selecionar entre 7 e 10 intérpretes.

Miguel Pereira sentiu-se entusiasmado com o convite e afirma que é um desafio estimulante trabalhar com jovens intérpretes.

O coreógrafo pretende que independentemente da experiência artística, os intérpretes tenham uma capacidade multidisciplinar que apresente personalidade, química e qualidades técnicas como a capacidade expressiva, a presença em palco e o discurso.

A peça escolhida para o projeto é Corpo de Baile, uma peça que Miguel Pereira já trabalhou em 2005 e que afirma que “é o projeto ideal para poder desenvolver no contexto (projeto RAMPA)”. O coreógrafo confessa que decidiu trabalhar a partir de uma peça já existente devido à falta de tempo.

Miguel Pereira quer que este projeto seja uma experiência de aprendizagem e descoberta. Quer implementar a construção do som que se pode transformar em música e pretende abrir perspetivas às pessoas, tanto aos interpretes como aos espetadores.

As inscrições estão abertas até ao dia 11 de janeiro e são destinadas a jovens entre os 16 e os 26 anos de idade. Os candidatos devem enviar o nome, e-mail, idade, contacto e CV para [email protected].

O projeto tem um total de 40 ensaios que vão decorrer de 17 de janeiro a 4 de abril de 2024, em período pós-laboral, duas vezes durante a semana e uma vez ao sábado com um ensaio maior, no Convento de São Francisco.

O espetáculo final vai ser apresentado nos dias 5 e 6 de abril, no Festival Abril Dança Coimbra que vai ter lugar também no Convento de São Francisco.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: