[object Object]
12.12.2023POR Informação RUC

Nova exposição valoriza a antiga comunidade judaica de Coimbra

“Judeus de Coimbra; Da Tolerância à Perseguição- Memórias e Materialidades” é o tema da exposição realizada no novo Edifício da Inquisição que retrata os indícios da comunidade judaica em Portugal.

Decorreu na tarde de 12 de dezembro, no Edifício da Inquisição, situado no Pátio da Inquisição, a apresentação do catálogo da exposição “Judeus de Coimbra; Da Tolerância à Perseguição- Memórias e Materialidades”.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luísa Trindade e de Berta Duarte, diretora do museu da Câmara Municipal de Coimbra.

Este catálogo surge de uma primeira exposição realizada em 2021 que agora tem o seu devido registo e espelho em forma de livro.

Durante a sessão de apresentação, Luísa Trindade refere os principais objetivos pretendidos com a publicação do catálogo. Entre eles está o conhecimento sobre a a sociedade judaica em Coimbra no decorrer de toda a Idade Média e o aprofundamento de conhecimentos sobre os primeiros indícios da comunidade em Portugal.

Berta Duarte, como principal fundadora da exposição, valoriza a escolha e utilização do respetivo espaço, pois apesar de ser um lugar histórico que simboliza um espaço de culto para a civilização judaica, onde podem presenciar “o sofrimento daqueles que sofreram nas mão da inquisição”, como a diretora do museu afirma.

José Manuel Silva destaca Coimbra como uma cidade com grande nível de património histórico e assinala a exposição como o principal ponto de partida para futuros trabalhos e obras na área de exploração da nova e antiga judiaria conimbricense.

A exposição tem entrada gratuita de terça a sábado, das 13:00 às 18:00.

PARTILHAR: