[object Object]

Alma Azul encerra ano com almoço literário em Coimbra

Eugénio de Andrade, Natália Correia, Eduardo Lourenço, Mário Cesariny e Urbano Tavares Rodrigues são os escritores escolhidos para leituras da tertúlia literária que é também momento de convívio e de trabalho

Criada em Coimbra em 1999, a Alma Azul encerra o ano em Coimbra com um repasto literário. Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul, conta à RUC os objetivos da iniciativa que tem lugar quinta-feira, dia 28 no restaurante do Jardim da Manga.

Para a tertúlia literária do final do ano vêm leitores de longe e de perto. Leitores de Fão, Aveiro, Aldeia das Dez, Alcains, Angola, Inglaterra, Castelo Viegas vão estar em Coimbra. O trabalho sobre a programação de 2024 vai estar em discussão, para além do convívio o reforço d’ “os laços que os unem” é também objetivo.

Da leitura de Eugénio de Andrade na Galeria Santa Clara em Coimbra nasceu uma comunidade de leitores. De Eduardo Lourenço foi assinalado em maio deste ano o centenário na cidade onde o escritor se formou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em janeiro, a Alma Azul regressa à cidade no dia 30 com a primeira sessão do ano da “Comunidade de Leitores” dedicada ao livro “O Regresso de Júlia Mann a Paraty”, de Teolinda Gersão, escritora natural da cidade.

No ano de 2023 Elsa Ligeiro levou a Alma Azul a vários pontos do país, desde o Minho ao Algarve, foram mais de duas dezenas de bibliotecas municipais. Em 2024 a editora assinala 25 anos com atividades que espera passem também por Coimbra, cidade onde nasceu a Alma Azul em 1999.

Pode saber mais sobre as iniciativas para 2024 da Alma Azul no ‘podcast’ do início do artigo.

Fotografia: Elsa Ligeiro

PARTILHAR: