[object Object]

Câmara Municipal e Universidade de Coimbra lançam agenda cultural e desportiva

Aproximar as comunidades da Região Centro e divulgar junto dos turistas nacionais e internacionais cultura e desporto das terras de Coimbra, são objetivos últimos da agenda “única”

A plataforma desenvolvida pela Universidade de Coimbra (UC) em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ambiciona dar a conhecer muitas das iniciativas dos produtores culturais da região.

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, a agenda foi apresentada no Convento São Francisco na Sala D. Afonso Henriques. Até final do ano a plataforma está em testes mas já pode ser consultada.

O vice-reitor da UC para a área da Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, destaca o alargamento a novos parceiros em 2024 e novas funcionalidades a serem concretizadas.

Desenvolvida pela UC Frameworks (departamento tecnológico da UC Next, uma empresa da Universidade de Coimbra que procurou responder aos desafios colocados pela pandemia em 2020), a agenda teve em conta requisitos colocados pela parceira Câmara Municipal de Coimbra.

Tem imagem própria, uma imagem neutra que tanto pode significar uma máscara de teatro como os olhos de uma coruja, explicou o gestor do projeto, Jorge Gamito. O utilizador pode explorar eventos por data ou por tipo, pode escolher os seus favoritos e tem disponíveis vários filtros: Cinema e Audiovisual, Dança, Exposições, Música, Teatro, Conferências, Desporto, Visitas Guiadas, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, a plataforma “é um sonho antigo” que vai ajudar o turismo bem como as associações a divulgarem as suas programações.

O autarca espera, “no futuro”, que a plataforma esteja disponível em outras línguas para além do português.

Por enquanto apenas a Câmara Municipal e Universidade de Coimbra (UC) são responsáveis pelo carregamento da Base de Dados. As associações podem enviar as iniciativas por e-mail para [email protected]

Até final do ano haverá formação para que outras instituições, para além da CMC e UC, possam colocar as suas iniciativas na agenda de forma direta, garante a diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Maria Carlos Pêgo.

Amílcar Falcão, reitor da UC, salientou o “bom exemplo” de cooperação entre as duas instituições. Em 16 de outubro a Câmara de Coimbra aprovou a contratação do projeto de requalificação da José Falcão à UC. De acordo com o reitor, outras colaborações serão anunciadas em breve.

Lembramos que esta é a segunda tentativa de Coimbra ter uma agenda cultural por parte da UC, lançada em 2014. Presente na sessão, Clara Almeida Santos, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ex vice-reitora para a área da Cultura da UC, menciona uma das dificuldades sentidas na agenda anterior.

Da assistência vieram outras sugestões. Carlos Lucas, da APBC –  Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, aconselhou que a agenda seja partilhada  nas plataformas de reservas usadas pelos turistas.

Fotografia: CMC@João Pedro Lopes

PARTILHAR: