[object Object]

Câmara de Coimbra quer dinamizar cidade no Natal “de forma mágica”

Desde o Parque Verde até ao Mercado D. Pedro V, sem esquecer a Biblioteca Municipal e algumas freguesias, são 90 as iniciativas previstas durante 58 dias.

Até à celebração dos Reis, dia 6 de janeiro, os conimbricenses e visitantes vão poder divertir-se numa “Magic Land”, assistir a concertos, comprar algumas prendas no Mercado D. Pedro V ou visitar presépios da cidade.

Com a inauguração das Luzes de Natal e a chegada do Pai e Mãe Natal à baixa da cidade, Coimbra deu início a uma programação natalícia que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, apelidou de “mágica” uma vez que, “com parcos recursos do Município” (pouco mais de 16 mil euros), no entendimento do autarca, os cerca de 90 eventos vão levar “um pouco mais de felicidade” a crianças e famílias.

Na conferência de imprensa da última sexta-feira, dia 11 de novembro, o vice-presidente da CMC, Francisco Veiga, destacou, entre outras iniciativas, a “Magic Land” do Parque Verde que decorre de 18 de novembro a 25 de dezembro e o ‘vídeo mapping’ e dança a 21, 22 e 23 de dezembro, na Praça 8 de Maio, pela Vortice Dance Company.

À semelhança de anos anteriores são propostos vários concertos. A partir de 1 de dezembro até dia 23, acontecem 10 concertos na Igreja de São Tiago, sempre às 18h30, com vários coros da cidade, dois grupos folclóricos e um grupo de fados.

Dia 3 de dezembro, às 18 horas, a Orquestra Clássica do Centro, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, apresenta  “Magnificat ou Canto de Maria” onde interpreta obras de António Vivaldi, o concerto realiza-se no âmbito do ciclo Orphika da Universidade de Coimbra.

O teatro de Natal vai passar no Teatro da Cerca de São Bernardo com o espetáculo “Ficar a ver estrelas” da Taleguinho, sábado, dia 16 de dezembro, às 11 horas.

O bailado “Quebra Nozes”, integrado na programação do Convento São Francisco, traz ao Grande Auditório a música de Tchaikovsky a 21 de dezembro, às 21 horas. O corpo do bailado é constituído pelos bailarinos da DNA – Dance N`Arts School/8 Tempos Associação Cultural. A 5 de janeiro, o Coro Sinfónico Inês de Castro, na Igreja de Santa Cruz, às 19h30, encerra o ciclo de concertos da programação Coimbra Natal’23 da Câmara Municipal.

“Atrair mais pessoas ao centro da cidade, incentivar o comércio local e promover o espírito natalício envolvendo neste mesmo espírito de festa, alegria e diversão toda a comunidade”, são objetivos da programação, afirmou o vice-presidente da CMC. Francisco Veiga enumerou os locais onde a programação de Natal se vai concentrar.

A grande novidade de 2023 passa pelo protocolo da Câmara Municipal de Coimbra com a empresa Vertente Versátil, Unipessoal Lda que inaugura a 18 de novembro um parque de diversões (Coimbra Magic Land) com roda gigante, comboio, carrossel parisiense, casa do Pai Natal e uma tenda mercadinho de Natal. Alguns dos divertimentos têm preços entre dois e três euros, outros são de entrada livre.

Dina Maia, responsável da empresa, explicou o que vai decorrer no Parque Verde durante 38 dias.

O Mercado Municipal D. Pedro V vai ser outro dos espaços da cidade com animação. No dia 24 de novembro, às 15h00, o compositor e maestro Paulo Bernardino conversa em torno da obra musical de sua autoria, “Cantata de Natal”.

No dia 26 do mesmo mês, às 11h00, o tema de conversa vai ser a “Música de Natal do Séc. XVII”. Nesse mesmo dia, durante a tarde, às 15h00, há uma sessão de “Contos com pozinhos de Natal”, protagonizada pela “Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica.

Está prevista, pela primeira vez,  a realização de uma feira do livro no Mercado D. Pedro V –  “Livros no Mercado”, nos dias 24 (18h00-20h00), 25 (10h00-22h00) e 26 de novembro (10h00-16h00). Na feira realizada por livreiros da cidade vão existir descontos em algumas obras, adiantou Miguel Fonseca, vereador responsável pelo mercado municipal. Entre os dias 8 e 24 de dezembro o Pai Natal vai visitar o Mercado D. Pedro V e fica por ali na “Zona do Pai Natal”.

O vereador destacou outras iniciativas a decorrer no Mercado D. Pedro V, entre elas a atividade “Natal Hype Market”.

Na Baixa da Cidade de Coimbra estão previstas arruadas, com animação itinerante. As visitas aos presépios da cidade também não foram esquecidas. Estão agendadas nas igrejas da Rua da Sofia, Santa Justa, Graça e do Carmo (dia 17 de dezembro, às 11h00).

O presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, vai poder ser visitado na Casa Municipal da Proteção Civil, de 15 de dezembro a 7 de janeiro, entre as 10h00 e as 19h00. O Clube Motard de Coimbra promove a 8 de dezembro, das 10h00 às 13h00, um desfile de Pais Natal.

A corrida de São Silvestre, uma das mais antigas do país, terá lugar a 16 de dezembro. Pode saber mais sobre a programação Coimbra Natal’23 aqui.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: