[object Object]

Tecelagem de Almalaguês chega à baixa de Coimbra para ficar

Vivêssemos há seis décadas atrás e as noivas de Coimbra já não teriam de ir a Almalaguês encomendar o enxoval. No espaço da rua Direita, inaugurado na última segunda-feira, vão nascer oficinas de aprendizagem da arte de bem tecer tão característica daquela freguesia de Coimbra.

O protocolo assinado com a Herança do Passado,  associação com sede em Anaguéis, vai permitir a divulgação dos trabalhos resultantes do saber fazer das mulheres tecedeiras. Para já um tear, a caneleira, agora com uma roda de bicicleta quando já foi de madeira, e os trabalhos de três estagiárias preenchem o espaço.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da presidente da Herança do Passado, Maria Emília Pereira, e do presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho.

Foram muitos os amigos e amigas que não quiseram faltar à inauguração onde se brindou com a famosa Jeropiga da freguesia. A animação esteve por conta do Grupo de Concertinas de Almalaguês.

O prédio, que ocupa o rés-do-chão dos números 100-102 da rua Direita e o rés-do-chão dos números 1-3 da rua Arco do Ivo, vai ser utilizado para a instalação de um espaço de atividades destinado à exposição, divulgação, dinamização e valorização da Tecelagem de Almalaguês.

Enquanto terminam as obras a Herança do Passado vai ocupar de forma provisória um espaço ali perto, também na rua Direita. A presidente da associação, Maria Emília Pereira agradeceu o apoio de todas e todos. À RUC, a responsável deu uma panorâmica do que vai acontecer no espaço inaugurado na última segunda-feira, dia 6 de novembro.

Há cerca de 15 anos que o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património acompanha a evolução da tecelagem de Almalaguês. Os trabalhos expostos no dia da inauguração resultam do trabalho de três estagiárias de tecelagem do CEARTE. Três mulheres de diferentes gerações que quiseram aprender a velha arte que aproveita os trapos e os tece com algodão para dar corpo a colchas e mantas.

O presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, espera que a iniciativa ajude à certificação.

Pertencem a Lurdes Mateus, Adriana Esteves e Lurdes Gaspar as alpercatas, o colete e as carteiras de pano que estão expostas no espaço cedido pela Câmara Municipal de Coimbra. Três mulheres que não querem deixar morrer as tradições do passado, como nos contou Adriana Esteves, uma jovem de 27 anos, futura arqueóloga.

Para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra a partir de agora há mais uma razão para as pessoas virem à baixa da cidade.

A Herança do Passado tem sido presença assídua nas feiras de artesanato urbano, em especial nas que são promovidas mensalmente pelo Município de Coimbra. A próxima edição da feira de artesanato urbano de Coimbra está agendada para o dia 11 de novembro, na Praça do Comércio, das 09h00 às 19h00.

Fotografia: RUC

PARTILHAR: