Ph: Arianna Angioli

Manifestação nacional contra o assédio na comunidade académica passa pela cidade de Coimbra

As co-diretoras do movimento HeForShe denunciam a ineficiência do gabinete criado pela Universidade de Coimbra, que segundo afirmam, não tem desempenhado adequadamente o seu papel.

No dia 7 de Novembro ocorreu uma manifestação nacional contra o assédio na comunidade académica, abrangendo as cidades de Coimbra, Lisboa, Porto e também no Minho.
As co-diretoras do movimento HeForShe Coimbra, Camila Marques e Constança Páris, explicam que a manifestação foi organizada pelo núcleo feminista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que convidou o HeForShe Coimbra para se juntar ao movimento “Academia não assedia”.
Um dos objetivos da manifestação é denunciar a ineficiência do gabinete criado pela Universidade de Coimbra para lidar com essas questões que, segundo Camila e Constança, não tem desempenhado adequadamente o seu papel.

Segundo Constança Páris dá-se pouco ouvido às queixas. Camila Marques menciona as 42 denúncias recebidas no ano letivo anterior, das quais, afirma, apenas algumas foram levadas ao tribunal. As dirigentes ressaltam que um dos objetivos da iniciativa é a sensibilização à temática e a consciencialização sobre assédios, tanto no ambiente académico quanto nas instituições de Ensino Superior.

O movimento HeForShe tem como objetivo proporcionar um sistema mais eficiente e funcional. Desse modo, como mostrado no manifesto do movimento HeForShe, demanda-se a criação de um novo gabinete de denúncias independentes na universidade, visando estabelecer um sistema mais equitativo. Além disso, Camila Marques destaca a importância da disponibilidade de um suporte psicológico às vítimas.

O ideal é que todos os meios se unam para realizar uma ação conjunta, envolvendo todas as universidades, politécnicos e outros, afirmou em último Constança Páris.
O próximo evento do movimento HeForShe está marcado para o dia 27 de novembro, para assinalar o Dia da Violência contra a Mulher, às 18h, no auditório 2 do Student Hub.

Fotografia: Arianna Angioli | RUC

PARTILHAR: