[object Object]
26.10.2023POR Luís Pereira

Feira do livro dado promove troca de livros

Livros que não forem trocados vão ser doados a instituições. Coro da Esquina vai declamar poemas durante a feira.

A Feira do Livro Dado vai ocorrer no próximo sábado, dia 28 de outubro, na Casa Municipal da Cultura. Trata-se de uma iniciativa da Casa da Esquina que é um convite à comunidade para participar ativamente na troca de livros. Um evento em que o acesso aos livros é gratuito e onde os participantes podem encontrar verdadeiras preciosidades, de vários géneros literários. A feira tem como objetivo promover a leitura e dar uma segunda chance aos livros esquecidos.

Filipa Alves, diretora artística da Casa da Esquina, em declarações à RUC, conta que a Feira do Livro Dado pretende promover a troca de livros entre pessoas que têm livros em casa e que desejam ter novas leituras. Após efetuarem inscrição, os participantes trazem os seus livros para a feira. Esses livros passam depois a estar disponíveis numa mesa de trocas de livros.

A diretora artística da Casa da Esquina explica que na feira as trocas não são feitas de forma direta, o que significa que se alguém levar um livro para a feira e ninguém quiser efetuar uma troca, essa pessoa pode na mesma escolher outro livro. Os livros que não são trocados passam a pertencer à feira e são doados a instituições.

Segundo Filipa Alves, todos os tipos de livros são bem-vindos na feira, com exceção dos livros escolares, uma vez que estes já integram um sistema de trocas próprio nas escolas. No entanto, todos os outros livros são aceites, desde livros técnicos, romances, policiais, infantis, entre outros.

De forma a tornar a experiência única, a Feira do Livro Dado vai contar com uma intervenção especial do Coro da Esquina. Uma oportunidade para compartilhar histórias e dar vida aos livros. A diretora artística da Casa da Esquina refere que vão ser declamados poemas durante a feira, com os participantes a poderem escolher o poema que desejam ouvir.

A Feira do Livro Dado é organizada pela Casa da Esquina e vai ocorrer no próximo sábado, dia 28 de outubro, na Casa Municipal da Cultura, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30. Quem quiser participar deve efetuar inscrição prévia em formulário próprio, disponibilizado nas redes sociais da Casa da Esquina.

Fotografia: Casa da Esquina

PARTILHAR: