[object Object]
10.10.2023POR Matilde Sabino

João Caseiro: “A primeira noite foi talvez a melhor noite de sempre da Festa das Latas”

Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra destaca a afluência na primeira noite da Festa e aborda a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e estudantes de outras instituições de ensino superior da cidade no recinto.

Na terceira noite da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2023, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) recebeu João Pedro Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), na sua emissão em direito, desde o Parque da Canção.

O dirigente responsável pelo pelouro da representação institucional faz um balanço positivo das primeiras noites e refere que a ausência de um segundo local de entradas é a principal falha da Organização.

O dirigente associativo destaca a afluência sentida no primeiro dia de parque onde observou um “clima muito amigável para a Festa”. Segundo João Caseiro, os artistas Richie Campbell e Van Zee, bem como o feriado de sexta-feira, contribuíram para a atratividade da noite que o entrevistado considera ter sido a “melhor noite de sempre da Festa das Latas”.

Este ano, a Festa das Latas estreou uma plataforma destinada às pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com João Caseiro, a organização quis tornar a festa “mais inclusiva” ao darem a possibilidade de “vivenciarem e experienciarem o concerto de forma mais próxima”. O presidente da DG/AAC sublinha que a partir do momento em que fazem a “diferença” e “impactam a vida dos colegas”, estão a “progredir” e a contribuir para o ambiente da Festa.

Ainda na perspetiva de inclusão, a Festa das Latas 2023 integrou associações de estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPL) e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), bem como a Eramus Network. À semelhança dos Núcleos de Estudantes da Universidade de Coimbra (UC), tiveram a oportunidade de construírem barracas no recinto para divulgarem o seu trabalho a toda a comunidade estudantil. O dirigente associativo entende que a AAC tem a responsabilidade de “procurar chegar” a todos os estudantes de Coimbra e que a Festa das Latas deve ser aberta a pessoas de todas as instituições de ensino superior do país, assim como aos habitantes da cidade.

O cartaz desta edição da Festas das Latas revelou-se português na sua integralidade. João Caseiro admite que sondaram artistas internacionais, mas que depois de reverem a capacidade financeira da casa, optaram por trazer somente artistas nacionais. O presidente da DG/AAC frisa que foi uma aposta “segura” e de “qualidade”.

Apesar de estar “solidário” com os estudantes, o presidente da DG/AAC esclarece que os preços dos bilhetes foram estabelecidos com o objetivo de tornar a Festa “sustentável”, para que não cause “prejuízo” às contas da casa, e com condições dentro do Parque.

Além das noites do parque, são várias as atividades organizadas durante a Festa das Latas e Imposição de Insígnias. No passado dia 2 de outubro, os Jardins da AAC acolheram o Sarau Académico, que não se realizou sem adversidades. Os grupos académicos queixaram-se de desorganização e de caução imposta para poderem aceder à alimentação. João Caseiro reconhece que o Sarau careceu de uma “melhor organização no dia” e defende a reflexão sobre o número de grupos a aturem no próximo ano, de modo a que usufruam de “mais espaço” para mostrarem as suas atividades.

João Caseiro acrescenta ainda que as pulseiras ‘cashless’ são uma “aposta ganha”, a forma mais eficaz de se fazer transações dentro do recinto e afirma que facilita a contabilidade da Festa.

PARTILHAR: