[object Object]

Mais de 500 colocados inscreveram-se presencialmente no primeiro dia de matrículas da UC

Algumas estruturas da casa apontam para a fraca afluência de recém-matriculados às bancas dos núcleos de estudantes e secções culturais. Colocados da Universidade de Coimbra destacam o acompanhamento dado pelos estudantes voluntários no processo da matrícula presencial.

O primeiro dia de matrículas dos estudantes recém-colocados na Universidade de Coimbra (UC) decorreu a 28 de agosto, no Student Hub. Apesar das matrículas se realizarem de forma digital, até às 16h30, 545 dos 3334 colocados nesta instituição, escolheram vir presencialmente.

O Polo I encheu-se de futuros estudantes, muitos dos quais acompanhados pelas famílias, bem como de alunos que já frequentam a Universidade e que vieram promover as estruturas da academia, como as secções culturais e os núcleos de estudantes, mas também a Praxe Académica.

Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Renato Daniel, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), garante que “para um primeiro dia, está a ser um sucesso”, apesar de não terem conseguido cumprir sempre com os prazos horários estipulados, ao longo do dia. O dirigente associativo assinala a afluência dos recém-matriculados ao átrio do Departamento de Química onde estão dispostas múltiplas bancas de estruturas da academia, como núcleos de estudantes, secções culturais e órgãos da casa. “Não há períodos mortos, todas as bancas conseguem ter sempre algum momento em que têm algum estudante”, afirma Renato Daniel.

Luísa Mendonça, presidente da Secção de Jornalismo da AAC (SJ/AAC), marcou presença no Polo I para promover o trabalho desenvolvido pela Secção. Ao longo do dia, a estudante da Faculdade de Direito constatou que poucos recém-estudantes visitam as bancas, ao contrário do que referiu o vice-presidente da DG/AAC.

Também Rita Cunha, presidente do Núcleo de Estudantes de Química da AAC (NEQ/AAC), informa que até às 14h, apenas 3 matriculados tinham ido ao encontro da banca que representa. A dirigente reconhece que são cada vez menos os colocados que se deslocam a Coimbra para se matricularem e defende que a “transição [das matrículas] para o online, é um bocado prejudicial para os alunos”.

Não obstante, Renato Daniel reforça a importância das estruturas da academia marcarem presença na receção aos estudantes e salienta a atratividade da banca da Secção de Jornalismo: “Eu olho para o fundo, para a banca da SJ, e é uma banca totalmente diferente, que chama a atenção.” Para o entrevistado, é através da “diferença” que se mostra o multiculturalismo da cidade de Coimbra e da AAC.

Renato Daniel indica que o primeiro dia de matrículas decorreu “melhor do que esperava” e defende que o “percurso longo e extenso” do processo de inscrição presencial na UC, é também o que torna o momento especial, uma vez que os novos estudantes têm a oportunidade de terem um contacto com a academia e a Universidade. Para o vice-presidente da DG/AAC, os atrasos que ocorreram durante o primeiro dia de matrículas são “normais” e, de certa forma, um “bom sinal” da presença dos recém-colocados.

Inês Lopes vem de Barcelos e matriculou-se no curso de Medicina. Em entrevista à RUC, a estudante confirma que o processo de matrículas foi demorado, porém, frisa que os voluntários foram “prestáveis” no ato da matrícula e que nunca se sentiu desamparada. Inês Lopes conta que escolheu deslocar-se à Universidade para efetuar a inscrição de forma a ter um “apoio” e para conhecer as estruturas da academia, bem como as tradições coimbrãs.

As matrículas presenciais decorrem na Universidade de Coimbra até dia 30 de agosto. Das 10h às 12h, pode acompanhar em direto o que está a acontecer no Polo I da UC em 107.9fm ou em ruc.pt

PARTILHAR: