[object Object]
22.08.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra prepara concelho para alerta vermelho devido ao calor

Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários e Sapadores têm realizado vigilância e reconhecimento de caminhos florestais. Campanhas de alerta para comportamentos de risco são divulgadas através de redes sociais do Município.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Coimbra em Risco Máximo de Incêndio Rural na terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de agosto, à semelhança do que acontece na maioria dos concelhos do norte e centro do país.

Carlos Lopes, vereador responsável pelos Bombeiros e Proteção Civil da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), deu conta na reunião do executivo de segunda-feira, dia 21 de agosto, do que está a ser feito pelos operacionais para prevenir consequências do aumento de temperatura.

Carlos Lopes, esclareceu a RUC de que estão a ser seguidas as orientações da Proteção Civil nacional, com passagens frequentes nos chamados pontos críticos e campanhas na página da internet Câmara Municipal e nas redes sociais do Município.

Durante a sessão, no Período de Antes da Ordem do Dia, o vereador responsável pela Proteção Civil na CMC informou a vereação da colaboração entre a Companhia Bombeiros Sapadores (CBS), Voluntários de Coimbra e de Brasfemes.

“A CBS tem realizado vigilância e reconhecimento de Caminhos Florestais na zona de Cernache, Antanhol, Albergaria, Cegonheira, Vale de Linhares, Cova de Ouro, Vale de Linhares, Vale de Canas e Torres Mondego”, disse.

Já os Sapadores Florestais do Município “têm realizado nos dias de alerta laranja ações de Vigilância nas zonas de Almalaguês, Torres Mondego, Palheiros, Carvalhosas e Carvalho”.

Os Bombeiros Voluntários de Coimbra em articulação com a CBS “têm realizado ações de vigilância e reconhecimento de Caminhos na zona de Antuzede, Taveiro, Cegonheira, Antanhol, Valongo e Cernache”.

A colaboração dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes em articulação com a CBS tem-se feito sentir em “ações de vigilância e reconhecimento de Caminhos Florestais na zona da Mata de S. Pedro, Rocha Velha, Golpe, Carapinheira, Dianteiro e Cova de Ouro”.

De acordo com Carlos Lopes os presidentes de Junta e Uniões de Freguesia têm tido um papel “fundamental” na rede de Proteção Civil do concelho, uma vez que estão mais próximos das populações.

Quanto à ocorrência de incêndios rurais, durante o mês de agosto “foram acionados meios para 16 saídas, que foram resolvidas todas na primeira intervenção”, informou Carlos Lopes, adiantando que o total da área ardida foi “pouco significativa”.

Em “fase crítica do ano”, os esforços de prevenção e vigilância passam pela colaboração com o concelho vizinho de Vila-Nova-de-Poiares e com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). Coimbra não esquece os incêndios de 2005 e 2019, razão que leva os pontos críticos a serem monitorizados.

Em situação de alerta laranja e vermelho, são proibidas queimadas ou mesmo utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural ou usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra deixou um alerta, através da comunicação social, para que se evitem situações que possam dar azo a incêndios.

A Câmara de Coimbra tem promovido a manutenção de caminhos florestais: na encosta de Vale de Linhares entre a Circular Externa de Coimbra e a Povoação de Cova de Ouro e entre a Circular Externa de Coimbra e a povoação de Vale de Canas. Também  na zona entre Vale de Canas e a povoação de Malheiros foi intervencionada.

A manutenção e abertura de caminhos florestais entre Cernache, Albergaria e Cegonheira estão dependentes das condições atmosféricas.

Segundo declarações do IPMA à RTP, as estações meteorológicas de Coimbra podem vir a registar valores máximos absolutos de temperatura.

Lembramos que para se proteger do calor, a Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil  reforça a importância de:

  • Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos;
  • Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
  • Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
  • Optar por refeições leves e frescas;
  • Refrescar-se com água ao longo do dia.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: