[object Object]
15.08.2023POR Luís Pereira

Atividades do Exploratório juntam a ciência ao verão até 15 de setembro

Oferta de atividades de férias relacionadas com diferentes áreas da ciência e destinadas a todos os públicos ocorrem em Coimbra, na Lousã, na Figueira da Foz e em Alcobaça. Participação é gratuita mediante inscrição prévia.

O Exploratório integra o programa Ciência Viva no Verão até 15 de setembro de 2023. Com a colaboração da Universidade de Coimbra (UC), do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e de associações ligadas ao meio ambiente, o Exploratório propõe quase duas dezenas de atividades gratuitas, com inscrição obrigatória, em diferentes áreas, abertas a participantes de todas as idades e principalmente a famílias.

As atividades incluem a exploração da biodiversidade, ambiente, geodiversidade, de áreas ribeirinhas e de praia. A procura tem sido muita, no entanto ainda há algumas atividades com inscrições por preencher.

Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, lembra que há mais de 20 anos que o exploratório integra estas atividades. O diretor afirma que o objetivo passa por transmitir conhecimentos científicos de forma descontraída, através de atividades realizadas no exterior por investigadores, e assim fomentar o interesse pela ciência.

O diretor do observatório conta que o interesse dos investigadores em participar nestas atividades de verão tem sido muito grande, ano após ano. Paulo Trincão refere que o Exploratório auxilia na logística e organiza e medeia as atividades com os investigadores.

Paulo Trincão vinca que as atividades estão abertas a todos os públicos, no entanto ressalva que pela sua localização, algumas podem implicar um acesso mais difícil, principalmente aquelas relacionadas com a área da geologia, uma vez que ocorrem em terrenos menos acessíveis. Já outras atividades são mais dirigidas a crianças. No entanto, o diretor reitera que as atividades são para todos e destaca algumas delas.

Após inscrição, os participantes devem deslocar-se por meios próprios para o local, onde se encontram com os investigadores à hora marcada para a atividade. Paulo Trincão diz que estas são atividades de férias, com os participantes muitas vezes a estarem já de férias nos locais onde as mesmas se realizam e a aproveitarem para saber um pouco mais sobre ciência.

O programa Ciência Viva no Verão decorre até 15 de setembro. Apesar de muitas atividades já se encontrarem com as inscrições esgotadas, existem ainda algumas com vagas em aberto.
Para se inscrever aceda a exploratorio.pt.

Fotografia: Exploratório.

PARTILHAR: