[object Object]

Docente da UC é eleita presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

Sandra Carvalho planeia uma maior aproximação das indústrias do país à Sociedade Portuguesa dos Materiais, bem como à academia.

Sandra Carvalho, docente da Universidade de Coimbra (UC), foi eleita presidente da Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) para o biénio 2023-2025.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Sandra Carvalho realça que um dos principais objetivos neste mandato é a colaboração com mais indústrias, dado que as empresas portuguesas desenvolvem, em grande parte, materiais na área energética e ambiental. A presidente eleita espera que uma aproximação às indústrias leve a SPM a ter visibilidade na esfera política.

Para a investigadora, as indústrias não colaboram porque não estão a par do trabalho feito pela Sociedade e não se identificam com a linguagem utilizada. Neste sentido, a SPM desenvolveu um nova estratégia para atraírem sócios empresariais através de contactos pessoais.

A docente sublinha que as indústrias portuguesas desconhecem frequentemente o que é produzido pela academia, apesar de serem desenvolvidos projetos que lhes podem ser úteis. Sandra Carvalho quer que a SPM leve os melhores estudantes do país na área dos materiais, às empresas.

A presidente eleita salienta as lacunas de formação na área dos materiais em cursos como engenharia civil e informa que a SPM tem reunido com os docentes para reorganizarem o programa escolar de forma a valorizar o lugar da engenharia dos materiais na Universidade. A Sociedade espera estabelecer parcerias com as empresas para criarem estágios escolares, diz a entrevistada.

Sandra carvalho lamenta ainda que a SPM não seja consultada pelo governo aquando da elaboração dos programas curriculares do ensino secundário.

A Sociedade Portuguesa dos Materiais é uma associação técnica e científica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover, de forma independente, o conhecimento na área dos materiais e relevar a sua importância no desenvolvimento económico e social.

Fotografia: Universidade de Coimbra (UC)

PARTILHAR: