[object Object]
23.06.2023POR Luís Pereira

Festival traz a Coimbra diversidade da cultura lusófona

Gastronomia, literatura, dança e cantares típicos das comunidades lusófonas estabelecidas em Coimbra vão transportar a cidade para outras paragens no final da semana.

O IV Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia vai decorrer nos dias 23, 24 e 25 de junho e vai juntar no Parque Manuel Braga a cultura e gastronomia dos vários países de língua oficial portuguesa. Um festival onde as atenções vão estar repartidas por três locais: a tenda dos sabores, onde vai ser possível saborear comida típica dos países da lusofonia; a tenda dos sons, onde a música e dança típicas das comunidades lusófonas vão subir ao palco; e a tenda dos saberes, no Museu da Água, onde vão decorrer apresentações de livros e conversas com autores lusófonos.

Rui Amado, da organização do Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia, considera que o mote do evento deste ano bem que poderia ser “estamos juntos”. Diz que Coimbra é uma cidade multicultural, com uma grande comunidade imigrante lusófona. Por isso, para o organizador, um evento como este faz todo o sentido, pois permite estabelecer um diálogo entre essas comunidades e a comunidade de acolhimento.

Rui Amado destaca que este ano, pela primeira vez, todas as comunidades lusófonas vão estar presentes no festival. Comunidades de imigrantes que se estabeleceram em Coimbra e que provêm de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste. Todas vão ter pavilhões individuais no festival, com mostras de artesanato, cantores, música, dança e gastronomia típica.

A literatura lusófona vai também ter lugar no festival. Rui Amado anunciou que vão ser promovidos encontros com autores renomados e destacou a interligação que vai haver entre o festival e a Feira do Livro, que também acontece no próximo fim de semana em Coimbra.

Maria Carlos Pego, diretora do Departamento de Cultura e Turismo (DCT) da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ressaltou a complementaridade entre os vários eventos que se vão realizar na cidade e diz que a possibilidade de ter um fluxo de público circular entre eles é algo positivo. Quanto ao Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia, a diretora exalta a diversidade de culturas que podem ser vividas e experienciadas neste festival.

O Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia é organizado pela União de Freguesias de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra. Trata-se de um evento inclusivo que funciona em articulação com diversas associações e elementos que integram as comunidades lusófonas de Coimbra.

PARTILHAR: