[object Object]

Câmara de Coimbra e UC preparam acolhimento a novos estudantes nacionais e de Erasmus

Matrículas vão ser antecipadas para a semana de 28 de agosto. Vereador do PS, José Dias, sugeriu ao executivo do Município de Coimbra que se una às instituições de ensino superior e prepare semana de acolhimento aos novos alunos

José Dias, vereador do Partido Socialista (PS), lembrou na reunião de Câmara de hoje a antecipação da semana das matrículas para a última semana de agosto. Depois de enaltecer a organização dos quatro concertos dos Coldplay, o vereador socialista achou importante lembrar ao executivo que esta é a última festa da Queima das Fitas para os estudantes que deixam a cidade, após a conclusão dos estudos.

O vereador deixou  “um agradecimento a todos os que se despedem do seu percurso académico”, mas considerou importante, de forma igual, “o foco” em quem a cidade vai receber  no próximo ano letivo. A antecipação da semana das matrículas agendada para iniciar a 28 de agosto, momento em que Coimbra acolhe os novos alunos que vêm frequentar o ensino superior, foi evocada pelo vereador socialista.

Deixou ainda a sugestão para que a Câmara de Coimbra, Associações de Estudantes e Instituições de Ensino Superior prepararem em conjunto uma semana de acolhimento aos que chegam à cidade.

A criação de “uma programação cultural gratuita nos diversos espaços municipais, iniciativas desportivas – com enfoque especial na utilização do Rio Mondego” foi mencionada por José Dias como importante para o acolhimento dos novos estudantes. Para o vereador do PS, património, cultura e desporto devem ser temas a abordar para que se sintam perfeitamente integrados.

O ex-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra relevou que a Queima das Fitas também merece colaboração plena do município. A atividade que considera “de grande impacto pela sua tradição, pelas inúmeras atividades culturais, desportivas e sociais dinamizadas, pelo encontro e reencontro intergeracional”, levou-o a deixar uma mensagem de agradecimento aos estudantes que partem.

Carlos Lopes, vereador com a pasta da juventude informou a vereação que a semana de integração já está a ser preparada pela Câmara Municipal, pela Associação Académica de Coimbra e Universidade de Coimbra.

Também foi hoje aprovado o apoio da Câmara Municipal à Queima das Fitas no total estimado de 61 320,83 euros. Os apoios passam pela logística, licenciamentos e pela disponibilização de dois circuitos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra para o regresso a casa dos estudantes que festejam na Praça da Canção. Por sua vez, a Comissão Coordenadora da Queima das Fitas substituiu o mobiliário dos camarins.

Fotografia: Notícias UC

 

PARTILHAR: