[object Object]
04.05.2023POR Lexi Narovatkin

Warm-Up Palco RUC 2023 – Devoção à criação nacional com Ben Yosei

O Warm-Up segue para o Salão Brazil com dois nomes emergentes e impulsionadores do alternativo musical: Ben Yosei e bbb hairdryer.

Este ano o Palco RUC começou mais cedo com dois capítulos de aquecimento. Anteriormente na Casa das Artes Bissaya Barreto com dois concertos icónicos a cargo de Amuleto Apotropaico e Moss Kissing, o Warm-Up segue para o Salão Brazil no dia 5 de Maio pelas 22h com mais dois nomes emergentes e impulsionadores do alternativo musical: Ben Yosei e bbb hairdryer.

Os caminhos notívagos de sexta feira convergem para o Largo do Poço para duas apresentações inéditas em Coimbra, com o power trio de Queercore caldense bbb hairdryer e com o produtor e cantor Ben Yosei, que esteve à conversa nos estúdios da Padre António Vieira num Culturama focado no zénite da Queima das Fitas que é o Palco RUC. Nesta mostra de música disruptiva nacional irá ser apresentado o cartaz completo do evento, do qual até agora foram anunciados nomes como Tim Reaper, Deli Girls, Real Guns, Animistic Beliefs, MBODJ e Shcuro

Ben Yosei

O artista de música digital fala do seu trajeto musical de 7 anos e como iniciou um processo evolutivo de criação com o software Ableton. Uma linha de progresso delicada e áspera que se irá manifestar em intróito à efusão do compartimento alternativo do Parque da Canção.

 

Ben vê na invenção interna um veículo para o futuro da criação, aponta que é o que quer alcançar com a sua arte e refere música ambient e a música folclórica como influências centrais do projeto nesta altura.

 

Lagrimento é o nome do disco cujo lançamento partilha a data com as primeiras aparições de Fátima: 13º de Maio. É a este repertório de estética rural e devocional que Ben Yosei vai beber no seu mais recente trabalho, gravado na sua freguesia de origem, Liceia, o artista mostra sonicamente algumas das suas vivências na terra bem como as emoções que lhe servem de alicerce. Revela também o desejo de a sua música ser importante a um nível pessoal para o ouvinte.

 

Do seu próximo lançamento podemos esperar 10 faixas das quais uma é colaborativa com Conan Osíris, Yosei conta um pouco da conexão que estabeleceu com o artista nos últimos 8 anos e realça a intimidade das composições, como podemos ler na sua página de bandcamp : “[…]É um ritual feito a partir de lágrimas e a dignificação, atenção e purificação a partir delas alcançável […] É todo e qualquer coração que veementemente ame.”

 

No que toca à sua apresentação no Salão Brazil, o público interessado pode esperar uma incidência no lançamento ainda por brotar e também no seu anterior Luz que ainda não tomou forma numa sala em Coimbra. Refere também que poderão aparecer algumas surpresas do seu catálogo.

 

 

Por fim, alguns nomes do panorama nacional enquanto recomendação de Ben Yosei. São referidos o Coletivo Casa Amarela (que abriga um tema do artista numa compilação deste ano), Frost.y e Princess. Enfático ao momento corrente, destaca a relevância e a urgência de apoiar artistas portugueses e diz que existe uma grande variedade de música a florescer nos últimos anos.

 

É nos trâmites litúrgicos e devocionais que estas atividades Warm-Up criam a ambiência perfeita de ânsia à massa de fieis seguidores do Palco RUC, para mais uma edição em defesa da diversidade e da cultura, que promete mais uma vez quatro dias de decibéis nocivos ao ouvido humano e uma oferta ainda não vista pela cidade.

PARTILHAR: