[object Object]

UC apresenta projeto de investigação em ciências biomédicas

Programa é financiado pela Comissão Europeia em 2,5 milhões de euros. Paulo Oliveira afirma que projeto visa melhorar a investigação e a produção científica em Portugal.

A apresentação aberta do projeto de investigação EXCELScIOR decorreu esta quarta-feira, dia 26 de Abril, pelas 9h. O evento estendeu-se até às 17h30 e contou com a palestra de John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford dos Estados Unidos da América.

O docente explica à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) que o projeto de que é mentor incide sobre meta investigação, ou seja, a necessidade de encontrar formas de avaliar práticas de investigação e a melhoria da credibilidade do trabalho científico. O investigador sublinha a necessidade de haver uma maior abertura e transparência ao fazer ciência e destaca a utilidade do processo de investigação.

De acordo com Ioannidis, o objetivo principal do projeto é o de mudar a forma como a investigação tem sido feita. A Universidade vai beneficiar desta iniciativa, bem como toda a comunidade científica, a nível nacional e internacional.

De acordo com o vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC_UC), Paulo Oliveira, o projeto é submetido à Comissão Europeia e consegue a aprovação com financiamento de 2,5 milhões de euros. O professor refere também que John Ioannidis é o mentor do projeto que vai conduzir a investigação na UC.

Paulo Oliveira admite que o objetivo do projeto é melhorar a investigação e a produção científica em Portugal. O professor acredita que o projeto pode vir a beneficiar a área de ciências biomédicas, que é a sua, mas também outras áreas científicas.

O evento teve lugar no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC) e contou com a presença do presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), Luís Pereira de Almeida, do coordenador do projeto EXCELScIOR e vice presidente do CNC-UC, Paulo Oliveira e teve também a participação do “ERA Chair Holder” do projeto e orador John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América. Ioannidis foi o investigador indicado por Paulo Oliveira para liderar este projeto de investigação, pelo que o considera como “um dos investigadores mais cotados a nível mundial”.

PARTILHAR: