Imagem principal

FLUC propõe aula aberta de cultura russa em dia de aniversário

No dia de aulas abertas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a RUC esteve presente nas iniciativas do Centro de Estudos Russos. Foi possível ver uma atuação de folclore infantil, seguida de um concerto de música clássica.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) organizou um dia de aula aberta, na quarta-feira, dia 19 de abril, para assinalar os seus 112 anos. O evento em questão decorreu num dos espaços emblemáticos da FLUC, o Teatro Paulo Quintela.

A RUC esteve à conversa com a pianista Marta Tojal, que nos explicou como se juntou a atuação de um grupo de folclore e um concerto de música clássica.

Falámos ainda com a cantora Susana Milena que admitiu o pouco que se canta em russo em Portugal, devido, em parte, à barreira linguística. A cantora disse ainda que os conteúdos programáticos do cursos de canto estão pouco virados para a música e compositores russos.

Para quem se interessar pela cultura russa, o Centro de Estudos Russos tem uma vasta oferta formativa. Desde cursos introdutórios à língua e literatura russas, até cursos de tradução, como explicam Marta Tojal e o professor Vladimir Pliassov.

Para a pianista Marta Tojal é habitual contribuir para esta iniciativa da Faculdade de Letras. A cantora já foi aluna do Centro de Estudos Russos e hoje em dia é professora de música clássica no Conservatório de Música de Coimbra.

A organização ficou a cargo do professor Vladimir Pliassov, que nos contou como a limitação horária condicionou a organização da aula e apenas foi possível a realização de dois eventos.

O primeiro momento contou com a atuação de um grupo de folclore da Associação Centro Intercultural Espaço Vivo. Sete crianças, algumas delas ucranianas, cantaram canções populares russas e representaram matrioskas, também um símbolo da cultura russa.

Na segunda parte da aula aberta, foram interpretadas ao piano e com canto lírico algumas obras escolhidas de célebres compositores da música clássica russa, entre os quais Tchaikovski e Rachmaninoff.

Durante a celebração do aniversário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra decorreram um total de 22 aulas abertas que abordaram temas variados como a poesia de Cabo Verde, danças e canções folclóricas russas, literatura digital para crianças e jovens e oficina de escrita criativa. Da programação constaram também exposições, projeção de filmes e até workshops.

Fotografias: Catarina Dias

PARTILHAR: