[object Object]

Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a José Maria Peiró

Professor da Universidade de Valência é homenageado nesta quarta-feira. Diretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) destaca importância de distinguir personalidade voltada para a psicologia aplicada.

Por proposta da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC), o professor catedrático da Universidade de Valência José Maria Peiró vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.

De acordo com o documento endereçado à Universidade pela FPCEUC, o “inquestionável mérito e reconhecimento internacional” do investigador especializado em Psicologia das Organizações e do Trabalho justificam a contemplação. A diretora da unidade orgânica Maria Paula Paixão adianta que a atribuição do doutoramento é um projeto antigo que a pandemia obrigou a adiar.

Conforme afirma, existem duas motivações centrais para a atribuição do grau ao especialista espanhol. Depois de, em 2011, a Faculdade ter distinguido António Damásio, a responsável considera que a vontade era de destacar uma figura mais voltada para outra vertente da psicologia.

Por outro lado, o papel de José Maria Peiró numa dinâmica internacional na qual se insere a FPCEUC foi o outro elemento decisivo que levou à proposta de distinção. Do consórcio criado resulta um dos “ex-líbris” da faculdade.

A dirigente nomeia ainda uma terceira razão que se prende com a atualidade da investigação do académico espanhol. Sendo que a proposta nomeia o trabalho sobre “o desemprego dos jovens, o bem-estar sustentável e a luta por um trabalho digno nas organizações […]”, Maria Paula Paixão destaca a proximidade às preocupações da faculdade de psicologia e ciências da educação.

A cerimónia de atribuição do grau Honoris Causa acontece no próximo dia 12, quarta-feira, pelas 10h30, na Sala Grande dos Atos.

(Fotografia: Universitat de València)

PARTILHAR: