[object Object]

Diogo Cancela bate recorde do mundo em Eindhoven

Máximo foi melhorado em quase três segundos. Estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) diz-se “muito feliz” e aponta aos Jogos Paralímpicos 2024.

Diogo Cancela, nadador paralímpico do Louzan / Efapel que estuda na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), bateu esta quinta-feira o recorde do mundo de 200 metros mariposa (S8). O paratleta, que está neste momento a participar no Eindhoven Qualification Meet, bateu por quase três segundos a marca do polaco Michael Golus ao conseguir alcançar a marca dos 2.15, 50 minutos.

Ainda na Holanda, depois de na tarde desta sexta-feira ter sido capaz de obter mínimos para nadar os 100 metros mariposa (S8) nos Jogos Paralímpicos 2024, em Paris, Diogo esteve à conversa com a RUC para dar mais detalhes sobre o feito. O nadador confessa que o tempo o surpreendeu e lembra que já no ano passado tinha batido o recorde da Europa, embora tenha caído rapidamente.

Em relação à eliminatória da manhã, em que tinha feito mais quatro segundos do que nas finais, o paratleta admite ter havido alguma gestão de esforço por não saber “que estava tão bem”. Apesar do bom resultado, salienta que os 200 metros mariposa não têm a mesma relevância para os atletas paralímpicos.

Naquilo que aos estudos diz respeito, Diogo Cancela afirma que tem sido complicado conciliar a prática desportiva com a vida académica. O jovem de apenas 20 anos explica que, neste momento, definiu a piscina como principal prioridade.

De olhos postos em Paris 2024, o nadador aponta ao Mundial de Manchester do presente ano como foco da temporada, uma vez que é aí que se decide o número de atletas portugueses a embarcar para os Jogos.

PARTILHAR: