[object Object]
01.03.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra não vai comprar edifícios das Repúblicas

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra revelou na sessão do executivo, na última segunda-feira, que o parecer dos serviços jurídicos do Município vai no sentido de não serem adquiridos os edifícios das Casas de Estudantes

A preocupação com as Repúblicas veio da parte de Francisco Queirós, vereador eleito pela CDU. O autarca mencionou terem-lhe chegado notícias de que há mais processos de despejo das casas de estudantes e questionou o presidente da Câmara de Coimbra sobre o assunto.

Na Reunião de Câmara de segunda-feira, dia 27 de fevereiro, José Manuel Silva informou que de acordo com um parecer dos serviços jurídicos camarários, o município não pode ajudar entidades privadas a comprar bens próprios. No final da reunião, o autarca esclareceu a comunicação social.

Na última Assembleia Municipal, José Manuel Silva anunciou que a superespecial do Rali de Portugal não se vai realizar.

Regina Bento, vereadora do Partido Socialista, lembrou o empenho de Carlos Cidade para que a prova viesse para Coimbra e os 22 mil espetadores que estiveram presentes na especial noturna realizada no ano passado. A vereadora socialista questionou o motivo pelo qual o executivo não dá “relevância à prova” e teria trocado a especial do rali pelos Coldplay. Deixou também a pergunta de quanto a Câmara de Coimbra vai pagar pelos quatro concertos da banda britânica.

O presidente da Câmara de Coimbra lembrou que o rali vai partir na mesma de Coimbra e informou que quem aluga o Estádio Cidade de Coimbra para os concertos da banda britânica é a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol. No final, confirmou à Agência Lusa para quem são as receitas do aluguer do espaço.

José Manuel Silva não revelou qual foi o investimento da Câmara de Coimbra para conseguir atrair a banda britânica. O autarca mencionou que possíveis prejuízos na relva e na pista de atletismo seriam objeto de um protocolo a ser acordado como contrapartida da Câmara, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.

Durante sua intervenção inicial antes da ordem do dia, o autarca da cidade anunciou que o concurso para o Mosteiro de Santa Santa-Clara-a-Nova seria colocado a concurso na plataforma do REVIVE.

Do caderno de encargos do concurso faz parte a continuação da utilização do imóvel no âmbito da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, garantiu. O concessionário que ganhar o concurso “assume a obrigação e o encargo de reabilitação, restauração, preservação e conservação”.

Na área da Cultura, Carina Gomes, vereadora socialista, lamentou que o festival de fotojornalismo, Estação Imagem, não se vá realizar na cidade. José Manuel Silva voltou a invocar o aumento de despesas provocadas pela guerra na Ucrânia em cerca de 6 milhões de euros para ser obrigado a fazer cortes em várias áreas, entre elas na área da Cultura.

Ana Bastos, responsável pelo urbanismo, prometeu trazer à próxima reunião de Câmara um plano detalhado sobre a arborização proposta pela Câmara Municipal para a cidade. A vereadora deu conta de algumas alterações em curso. Uma delas prende-se com replantar quarenta oliveiras em vários locais da cidade.

Na reunião, o vereador com a área do Ambiente, Carlos Lopes, informou ter sido realizada a segunda reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila para analisar os planos de ação a desenvolver durante 2023.

Lembramos que a comissão é constituída por representantes dos municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e de Condeixa, do Instituto Nacional da Conservação da Natureza e das Florestas, da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Turismo Centro, da Associação dos Amigos do Paul de Arzila e, ainda, um representante das Organizações Não-Governamentais de Ambiente.

O vereador informou que face à degradação da reserva natural será contratado um especialista para ajudar nos trabalhos de recuperação do Paul de Arzila.

Fotografia: Real República Prá-Kys-Tão

PARTILHAR: