[object Object]

Grupo Ecológico exibe filmes sobre temáticas ambientais em várias Repúblicas de Coimbra

“Ecocine: às quartas de janeiro há cinema perto de ti” é o mote da iniciativa organizada pelo Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra com o propósito de promover a consciencialização em torno da sustentabilidade, da ecologia e da crise climática. As sessões acontecem em Repúblicas, para dinamizar estes espaços, que são, nas palavras da tesoureira do Grupo Ecológico, “uma parte importante da cultura e da história da cidade e da Universidade”.

Durante o mês de janeiro, todas as quartas-feiras, há sessões de “Ecocine”, uma iniciativa promovida pelo Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra (GE/AAC), que consiste na apresentação de filmes e documentários relacionados com o ambiente. Ontem, na Real República Ay-ó-Linda, foi apresentado “Climate Refugees”, um documentário realizado e produzido por Michael Nash que retrata o impacto do ser humano nas mudanças climáticas. Laura Prata, tesoureira do Grupo Ecológico, explica que esta não é a primeira vez que promovem um evento como este.

Desta vez, as sessões vão acontecer em diversas Repúblicas, para dinamizar culturalmente estes espaços, relembrando a sua  importância histórica e cultural na realidade universitária e no panorama conimbricense, segundo Laura Prata. A associada seccionista salienta a numerosa presença de repúblicos no GE/AAC.

De acordo com Laura Prata, o propósito da iniciativa “Ecocine” aponta para a sensibilização em duas vertentes: por um lado, as Repúblicas e as suas dinâmicas e, por outro lado, as temáticas ambientais, como a sustentabilidade, a ecologia e a crise climática.

O Grupo Ecológico regressou ao ativo em novembro de 2022. Laura Prata afirma que a secção cultural da AAC estava desejosa de voltar a ser dinâmica. O grupo dispõe de uma estratégia para chegar aos estudantes, que não passa somente pela divulgação nas redes sociais, mas também por parcerias com diversos núcleos, secções e repúblicas, refere a tesoureira.

O conjunto de filmes a ser exibido pelo Grupo Ecológico em diferentes Repúblicas da cidade foi selecionado por parte dos associados da secção. A escolha “foi simples” e baseou-se no interesse e na curiosidade dos membros, informa Laura Prata.

Fotografia: GE/AAC

PARTILHAR: