[object Object]

Biblioteca Municipal de Coimbra celebra 100 anos de existência “No Coração da Cidade”

No passado dia 24 de dezembro de 2022, a Biblioteca Municipal de Coimbra completou 100 anos de vida. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Coimbra está a levar a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais, que se vão prolongar até ao final do ano de 2023. 

A Biblioteca Municipal de Coimbra celebra o centenário com uma programação comemorativa que vai incluir ações da área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatelia, do cinema e da literatura. A RUC conversou com o vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) com a área de Bibliotecas e Arquivos, Francisco Queirós, sobre a efeméride.

O arranque das comemorações fez-se com a inauguração da exposição “Toma e Lê”, que procura retratar o percurso da Biblioteca Municipal ao longo de 100 anos de existência e que vai estar patente até 25 de março de 2023. “Toma e Lê – Um Século de Leitura Pública” pretende, a partir de uma revisitação da imprensa periódica de Coimbra, celebrar a vida e obra de uma “casa de leitura”. Segundo o vereador da CMC, a exposição está distribuída em dois núcleos expositivos, que apresentam um itinerário de leitura da história da Biblioteca Municipal de Coimbra, dividido em dois períodos: “Da Ideia a 1993”, presente na Sala da Cidade, e “De 1993 à Atualidade”, exibido na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura).

O representante Francisco Queirós destaca o serviço que a biblioteca presta à cidade, hoje com uma oferta variada que não se cinge apenas ao livro, e que merece a visita e usufruto dos conimbricenses.

A Biblioteca Municipal tem ainda, aberta ao público desde o dia 5 de janeiro até 30 de março, na Casa Municipal da Cultura, uma mostra de capas de discos de vinil de tributo a Simone de Oliveira, celebrando os 65 anos de carreira de uma das mais conhecidas  vozes da música portuguesa.

A programação de aniversário, organizada sob o lema “Desde 1922, No Coração da Cidade a Ler Consigo”,  vai trazer a Coimbra prestigiados nomes da criação literária portuguesa, como José Luís Peixoto, José Fanha, Valter Hugo Mãe ou Richard Zimler. A Câmara Municipal de Coimbra deseja que as celebrações do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, que se estendem até dezembro, deixem marcas que perdurem no tempo e que acrescentem valor à cidade.

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR: