[object Object]
05.01.2023POR Helena Pais

Coro da Baixa de Coimbra nasce em janeiro

O coletivo “Há Baixa” quer juntar os residentes, trabalhadores ou visitantes da Baixa num coro “que se quer plural, feito de muitas vozes, para cantar a uma só voz”. A ideia é criar um cancioneiro que reflita a diversidade cultural que habita a Baixa. O primeiro ensaio acontece no dia 9 de janeiro, em horário pós-laboral.

O projeto “BAIXaVOZ” arranca em janeiro para formar um coro para a Baixa de Coimbra. Catarina Pires, presidente da “Há Baixa”, a associação organizadora, explica à RUC que a motivação por trás da iniciativa passa por aproximar as pessoas da arte e entre si.

O coro vai ser orientado pelos músicos Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. Catarina Pires confessa admirá-los tanto a nível profissional como a nível pessoal. A coordenadora do projeto não tem dúvidas que são as pessoas adequadas para fazerem o trabalho “de acolhimento e de aproximação” dos residentes, trabalhadores ou visitantes da Baixa.

Nas redes sociais do coletivo Há Baixa, pode ler-se que o coro “quer-se plural, feito de muitas vozes, para cantar a uma só voz”. A ideia é criar um cancioneiro que reflita a diversidade cultural que habita a Baixa, segundo Catarina Moura, que também conversou com a RUC.

A RUC também teve oportunidade de falar com Luís Pedro Madeira, que deixou claro que no projeto há espaço para qualquer pessoa, inclusive aquelas que acham que não sabem cantar. A afinação não é “um dom divino” e pode ser trabalhada, refere o músico.

Depois de todos estarem preparados, o coro vai estar aberto a convites, para mostrar o resultado do trabalho que arranca em janeiro, como explica Luís Pedro Madeira.

Quem quiser integrar o coro, deve enviar um email para o endereço [email protected] ou telefonar para 968610865. Não há limite de inscrições.

O primeiro ensaio acontece no dia 9 de janeiro, no Teatro da Cerca de São Bernardo. O horário deste e dos próximos ensaios vai ser decidido junto de quem mostrar interesse em participar, no entanto, segundo Catarina Pires, todas as sessões vão realizar-se à segunda-feira, em horário pós-laboral.

Fotografia: Há Baixa

PARTILHAR: