[object Object]

João Caseiro quer um espaço para a AAC no campus da UC na Figueira da Foz

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra e a sua equipa acreditam que, mesmo estando a quilómetros de distância, têm de assegurar que os estudantes que venham a frequentar o campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz têm ligação à Académica. Com o passar do tempo, vão ver qual é a melhor abordagem a tomar. Para já, não têm dúvidas que é necessário um espaço físico para a Académica no campus.

No dia 20 de dezembro, às 10h30, na Quinta das Olaias, houve a inauguração do novo campus da Universidade de Coimbra (UC) na Figueira da Foz. A RUC conversou com João Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), para conhecer a sua perspetiva.

Em relação à expansão territorial que a UC fez com a criação deste novo campus na Figueira da Foz, o presidente da DG/AAC refere que, embora seja uma aposta arriscada, existe um plano por trás desta ação, sendo uma maneira de aproveitar as potencialidades da região de Coimbra.

Na inauguração do novo espaço, João Caseiro fez questão de referir em conversa informal com o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, e com o reitor da UC, Amílcar Falcão, que a AAC tem de ter um espaço físico de modo a estar representada, como conta à RUC. O presidente sente que, uma vez que se trata de um espaço onde estarão associados efetivos da Académica, ela também tem de estar presente.

O presidente da DG/AAC afirma que a representação da AAC no novo espaço tem de ser mais do que física: é essencial garantir que os estudantes que vierem a frequentar o campus tenham uma ligação com a AAC e uma maneira de serem representados por ela, como, por exemplo, um núcleo de estudantes, refere o dirigente. João Caseiro e a sua equipa sentem que, enquanto Direção-Geral da AAC, têm de garantir que a representação chega ao campus, mesmo estando a quilómetros de distância e considerando que, normalmente, já é complicado juntar os estudantes dos vários departamentos da UC que estão mais perto. Com o passar do tempo, o presidente e a sua equipa vão analisar melhor a situação e a melhor abordagem a tomar.

João Caseiro considera que o campus é um espaço interessante, mesmo não tendo as dimensões típicas de uma faculdade. Tem boas instalações, com boas condições, aptas para haver aulas, e também tem prestação de serviços, segundo o estudante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Além disso, o presidente da DG/AAC diz saber que há o objetivo de expandir o campus.

Em comunicado, a UC refere que o novo campus vai oferecer formações, cursos breves e pós-graduações até ao final deste ano letivo. Segundo o reitor da Universidade de Coimbra, depois surgirão os mestrados e doutoramentos e por volta de 2025 deverão haver licenciaturas ligadas ao mar e ao ambiente.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: