[object Object]

Amílcar Falcão: “A primeira coisa que a UC tem de fazer na Figueira da Foz é aprender, não é ensinar”

Segundo Amílcar Falcão, antes de a Universidade de Coimbra arrancar com o ensino no campus da Figueira da Foz, tem de ser feita investigação. Além disso, o reitor pretende estender a presença da instituição na cidade vizinha para além do campus – neste sentido, já está pensado um centro de investigação em alterações climáticas.

A inauguração do campus da Universidade de Coimbra (UC) na Quinta das Olaias, na Figueira da Foz, aconteceu no dia 20 de dezembro. Amílcar Falcão, reitor da UC, esteve presente e explicou que o novo espaço integra “o eixo montado dentro do território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra” em áreas estratégicas para o desenvolvimento e para a investigação da instituição.

Segundo o reitor da UC, na Figueira da Foz, a instituição vai focar-se em áreas como o turismo sustentável, a economia de mar e a economia circular. Pra já, a primeira coisa que a Universidade tem de fazer na cidade vizinha é investigar, para mais tarde ensinar, ressalvou o dirigente durante a inauguração do novo campus.

Amílcar Falcão também garantiu que pretende alargar a presença da UC na Figueira da Foz e revelou que, a pedido de Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara, vai ser instalado no município um centro de investigação em alterações climáticas.

Em comunicado, a UC refere que, até ao final do presente ano letivo, o novo campus vai oferecer formações, cursos breves e pós-graduações.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: