[object Object]

186 anos da FDUC comemorados com várias atividades

Instituição de ensino superior celebra aniversário com várias atividades. Diretor da faculdade pretende reformar o sistema de avaliação e renovar o corpo docente.

No dia 7 de dezembro, deram-se as comemorações do aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). As festividades, que assinalam os 186 anos, da criação da instituição de ensino superior, tomou lugar no Auditório da Faculdade, na parte da manhã, e no Colégio da Trindade, pela parte da tarde.

Jónatas Machado, diretor da Faculdade de Direito, começa por dar uma contextualização histórica da Universidade, esta que conta já com mais de 730 anos. O professor defende ainda que as raízes da faculdade se devem procurar nos estudos das leis e cânones existentes desde o inicio da mesma.

O diretor afirma que a dimensão cerimonial e ritual e o tom litúrgico da Faculdade, exprimem o objetivo primordial da instituição na formação de juristas cidadãos, vocacionados para a promoção do bem comum, tendo também em vista a luta pelos direitos e pela justiça.

No que diz respeito às reformas necessárias, Jónatas Machado refere que esta passa pela promoção do sistema de avaliação continua e repartida. O docente acrescenta que a reforma do sistema de avaliação da FDUC, amplamente debatida no Conselho Pedagógico e comunidade estudantil, pretende ainda atender às recomendações de melhoria inscritas no último relatório sobre o curso “Ciclo de Estudos”.

Por fim, o diretor da instituição afirma que pretendem estabelecer uma relação mais próxima entre os alunos da Faculdade e o corpo docente através da dinamização e organização de diversos eventos e iniciativas.

Pela parte de manhã, o Auditório da Faculdade recebeu diversas conferências e, ao meio dia, a inauguração da Sala de História da FDUC. À tarde, decorreu a sessão de abertura do Dia da Faculdade, que contou com intervenções do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Calvão da Silva, e do Diretor da FDUC, Jónatas Machado. As celebrações terminaram com a distribuição de Prémios Escolares.

A sessão de abertura contou ainda com um representante da Embaixada da Alemanha em Portugal.

PARTILHAR: