[object Object]
04.11.2022POR João Dias

AAC comemora 135 anos com gala de aniversário

João Caseiro lembrou as valências da associação estudantil mais antiga do país. Gala no Palácio de São Marcos junta as estruturas da casa e homenageia Cesário Silva.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) celebra hoje 135 anos. Com data de fundação a 3 de Novembro de 1887, a AAC sempre se constituiu enquanto instituição ímpar no panorama do associativismo estudantil em Portugal e na defesa do academismo conimbricense. Os contornos dos prelúdios da sua existência, desde logo evidenciam a mobilização irreverente e a ânsia dos seus dirigentes por construir projetos e elos entre todos os estudantes da Universidade. João Caseiro, presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), afirma que é um orgulho fazer parte de uma casa com bastante tradição e valência. O dirigente associativo realça o grande raio de ação da associação em termos políticos, culturais e desportivos.

O Presidente da DG/AAC lembra o crescimento desta associação ao longo dos tempos. João Caseiro fala das lutas académicas contra o regime e o ecletismo como marcos históricos da associação estudantil mais antiga do país.

Para a celebração deste aniversário, a AAC organiza uma gala no Palácio de São Marcos. João Caseiro fez uma antevisão ao evento, dizendo que a DG/AAC pretende também aproveitá-lo para premiar quem mais contribuiu nas várias valências que a associação tem.

O dirigente afirma que este vai ser um dia de união na casa, de modo a aproximar as várias estruturas que fazem parte da AAC. O Estudante de Mestrado em Administração Educacional na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) acrescenta que foram os momentos difíceis que fizeram com que a AAC se tornasse mais forte e coesa.

João Caseiro faz um balanço positivo deste ano na AAC. O estudante diz que, apesar de alguns momentos controversos, existiram muitos momentos positivos para a Associação.

A gala de comemoração dos 135 anos da Associação Académica de Coimbra realizou-se no mesmo dia, no Palácio de São Marcos.

PARTILHAR: