Imagem principal

Estudantes de Direito manifestam-se contra impossibilidade de ingressar no mestrado

Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra organiza manifestação após os estudantes candidatados a Mestrado se verem impossibilitados de prosseguir com o percurso académico, devido a atrasos na lacragem das pautas. Direção da Faculdade garantiu que o problema seria resolvido no mesmo dia.

Na quinta-feira, 20 de outubro, alguns estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) reuniram-se numa manifestação, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC). Foi no Paço das Escolas que os estudantes protestaram contra o atraso na lacragem das pautas por parte dos serviços académicos.

Nas redes sociais, o NED/AAC explicou que o não cumprimento do prazo “levou à malfadada circunstância de os estudantes candidatados a Mestrado abdicarem de orais de melhoria (e, por maioria de razão, de potenciais bonificações na média final) e, ainda assim, verem-se impossibilitados de seguir o seu percurso académico, com vista à entrada no 2º ciclo de estudos.”

Na manifestação, a RUC falou com um dos membros do NED/AAC, Francisca Loureiro, estudante do 4º ano da licenciatura em Direito, que partilhou que esta é uma situação que se tem vindo a repetir. A estudante espera que os alunos da FDUC não fiquem impossibilitados de ingressar no mestrado neste ano letivo.

O NED/AAC também confirmou nas redes sociais que foi marcada uma reunião com a Direção da Faculdade para o mesmo dia da manifestação, “com o intuito de obter uma resposta adequada ao problema”. Depois da reunião, em declarações à comunidade académica presente na manifestação, o presidente do núcleo, Rafael Assunção, afirmou que “foram dadas todas as garantias de que a situação ficaria regularizada até ao final do dia”.

Em entrevista à RUC diretamente da manifestação, o presidente do NED/AAC realçou a desorganização e as respostas tardias por parte da Direção da Faculdade. Rafael Assunção também garantiu que os estudantes não vão cessar o período de luto académico até que a situação esteja resolvida, e revelou que, mais tarde, vão analisar a sua continuidade, uma vez que notam a persistência de outros problemas pedagógicos na FDUC. O dirigente promete que o núcleo vai “sempre zelar pelos interesses da comunidade estudantil.”

Os estudantes continuam a aguardar respostas definitivas da Direção da FDUC.

PARTILHAR: