[object Object]
22.10.2022POR Helena Pais

Assembleia Magna aprova saída da AAC do ENDA

A DG/AAC viu aprovada a proposta de saída do ENDA até ao método de voto ser alterado, mas não foi poupada a críticas.

A discussão e votação sobre a presença da Associação Académica de Coimbra (AAC) no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) foi o ponto da ordem de trabalhos que mais gerou controvérsia na Assembleia Magna que aconteceu nesta quarta-feira. Foi o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Caseiro, quem abriu o debate sobre o assunto. O dirigente defendeu que o facto de cada associação de estudantes ter direito a um voto no ENDA, independentemente do número de estudantes que representa, alimenta injustiças. No entender de João Caseiro, as estruturas federativas são beneficiadas em detrimento das associações académicas não federadas (como a AAC), porque arrecadam um voto por cada uma das associações que as compõem.

Diogo Vale, adversário de João Caseiro nas eleições para a DG/AAC do passado mês de abril, também interveio sobre a presença da AAC no ENDA. Na perspetiva do aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), já que as deliberações que resultam do fórum não são vinculativas, a AAC não deve afastar-se por causa do método de voto. Diogo Vale acredita que a AAC “só tem a ganhar” ao permanecer no ENDA, já que se trata de um espaço que permite a troca de perspetivas sobre problemas que são, para o ex-candidato à DG/AAC, comuns a todos os estudantes.

Foram vários os estudantes que foram até ao púlpito para opinarem sobre a presença da AAC no ENDA. Depois de mais de uma hora de discussão, João Caseiro propôs, em nome da DG/AAC, a saída do fórum até ao método de voto ser alterado. Gonçalo Lopes, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), apresentou uma contraproposta que defendia a permanência da AAC no encontro, independentemente do modelo de votação. A proposta da DG/AAC foi aprovada com 179 votos a favor. A contraproposta só reuniu 61 votos.

Na Assembleia Magna desta quarta-feira ainda foi aprovado o Regulamento Eleitoral para as eleições da DG/AAC e da Mesa da Assembleia Magna (MAM) 2022/2023, com 331 votos a favor, 5 abstenções e 0 votos contra. Assim, foi estabelecido que as candidaturas podem ser oficializadas até ao dia 4 de novembro, às 17h00. As eleições realizam-se no dia 17 de novembro, com o voto antecipado a acontecer 3 dias antes. Se for necessária uma segunda volta, realiza-se no dia 24 de novembro.

PARTILHAR: