[object Object]

Insuficiência de apoios concedidos à AAC domina reunião com Secretário de Estado

Breve passagem de João Paulo Correia pelo edifício-sede da Associação Académica de Coimbra tem como objetivo o reconhecimento do trabalho da organização. Discussão sobre Plano Nacional para a Juventude também foi um dos destaques do encontro.

João Paulo Correia, secretário de Estado para a Juventude e para o Ensino Superior, deslocou-se nesta quarta-feira à Rua Padre António Vieira para reunir com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

Inserida num roteiro pela região centro que visa conhecer as principais estruturas juvenis e desportivas, a visita do responsável do governo acabou por se prender com a discussão do Plano Nacional para a Juventude, cujas medidas devem ser “revisitadas e calibradas” consoante o feedback recebido. Apesar de não ser o responsável pela pasta do Ensino Superior, João Paulo Correia afirma que o governo se mantém atento às exigências da AAC no âmbito das propinas, das bolsas de mestrado, do alojamento estudantil e da transição para o mercado de trabalho, tendo estas sido também tema de conversa.

João Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), considera que apesar de “curtinha”, a reunião acabou por ser “produtiva”. Enquanto o secretário de Estado reconhece que, apesar de ser uma das estruturas que mais dinheiro do Instituto Português do Desportiva e da Juventude (cerca 7 milhões de euros anuais), os valores são insuficientes para a continuidade do trabalho da AAC, o dirigente da associação estudantil aponta que foi mesmo esse o foco da reunião.

Também Carlos Lopes, vereador na Câmara Municipal de Coimbra, marcou presença no encontro. O responsável eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra esclarece que transmitiu ao Secretário de Estado as suas preocupações quanto à problemática das repúblicas, discutida no passado Conselho Municipal da Juventude, e, à semelhança de João Caseiro, referiu a falta de financiamento como o tema maior da reunião.

Ao longo desta semana, o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra já tinha também reunido em Belém com o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato e com o secretário de Estado para o Ensino Superior Pedro Teixeira.

PARTILHAR: