[object Object]
21.10.2022POR Informação RUC

A primeira edição da Feira COL.ECO acontece na baixa de Coimbra

A feira COL.ECO vai decorrer amanhã, sábado, dia 22 de outubro na baixa de Coimbra. O programa conta com oficinas de atividades, demonstrações, visitas guiadas, mostra e venda de produtos e ainda um desfile colaborativo.

A COL.ECO, um espaço na baixa de Coimbra, é um projeto com o objetivo de promover a inclusão social e a capacitação de pessoas em situação de desemprego. Através da promoção de modelos de negócio ecológicos e sustentáveis pretende ainda dinamizar uma zona de Coimbra muito gentrificada.

Rute Castela, coordenadora da COL.ECO, refere que o objetivo do projeto passa por, para além do trabalho de incubação de negócios, reforçar as competências digitais dos participantes e aumentar a rede de parcerias naquela zona da cidade.

Segundo a coordenadora, os projetos apoiados têm potencial para tornar a baixa “mais humana, mais verde e mais viva”. Até ao momento, foram vinte os projetos apoiados pela COL.ECO.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, assinala que para tornar o coração da cidade “mais forte”, é necessário que todos colaborem, tanto o setor público como o privado.

José Manuel Silva garante que o executivo municipal quer uma “baixa diferente”. Sublinhou que a Câmara de Coimbra tem em andamento projetos de investimento, com o intuito de revitalizar o centro histórico da cidade.

O autarca lamenta que muitas vezes os novos projetos de empreendedorismo, encontrem como barreira o mercado imobiliário, que ao praticar muitas vezes valores proibitivos, não permite o avanço de projetos com potencial para acrescentar valor à baixa.

O vereador Miguel Fonseca, tem o pelouro do empreendedorismo, investimento e emprego. Espera que estes e outros projetos, contribuam para dinamizar a baixa de Coimbra e que esta volte a ter a força de outros tempos.

A feira da COL.ECO vai ter lugar amanhã, na Rua Adelino Veiga, no Largo do Paço do Conde, entre as 10h00 e as 18h00. Os projetos apoiados vão ter oportunidade de se darem a conhecer. Vão existir prémios e descontos, assim como uma mostra. A venda de produtos tem em conta o respeito pelo meio ambiente e pela economia circular.

PARTILHAR: