[object Object]
03.10.2022POR Isabel Simões

Canil Gatil Municipal de Coimbra lança projeto de combate à solidão dos mais velhos

Projeto “um cão combate a solidão” vai ser lançado pelo serviço médico-veterinário do Canil-Gatil Municipal de Coimbra, revelou Francisco Queirós, vereador do Município que tutela o serviço na reunião do executivo de hoje, segunda-feira.

A Câmara de Coimbra valoriza a importância do bem-estar dos mais velhos e realça a contribuição dos animais de companhia para ajudar a combater a solidão. Francisco Queirós apresentou o projeto e lembrou “um dos maiores flagelos da sociedade”.

As questões de saúde mental agravaram-se com a pandemia. Têm também uma incidência assinalável nas pessoas mais idosas. O vereador aponta as duas vertentes do projeto que pretende contribuir para colmatar a solidão dos mais velhos.

Na terça-feira, dia 4 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Animal. O serviço médico-veterinário do Município de Coimbra tem projetado uma iniciativa para o jardim em frente à Escola Secundária Liceu José Falcão. Trata-se de uma ação conjunta com a União de Freguesias de Coimbra, através da Comissão Local de Bem-Estar Animal da freguesia. O evento está enquadrado no programa Captura, Esterilização e Devolução..

Também amanhã, terça-feira, pelas 11h00, vai ser inaugurada, no primeiro piso da Alma Shopping, uma mostra inserida na campanha de adoção de animais em curso, com a exposição de 28 fotografias de animais disponíveis no Canil Municipal de Coimbra.

Francisco Queirós lembrou ainda que no âmbito dos pelouros que tutela, no Dia 5 de Outubro decorre na Casa da Cultura, às 17 horas o lançamento da obra “Coimbra e a República – da propaganda à proclamação” de Carlos Santarém Andrade. A obra vai ser apresentada pelo professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Fernando Catroga.

O vereador eleito pela CDU tem o pelouro das Bibliotecas Municipais. Francisco Queirós lembrou que através do cartão de utente da Biblioteca Municipal, a Câmara de Coimbra disponibiliza acesso à plataforma ‘Press Reader‘. A aplicação permite  leituras ‘online’ de jornais e revistas de mais de 150 países.

O vereador deixou ainda dois reptos. O primeiro pela criação de um Centro de Alto Rendimento para atletas com deficiência. O segundo para que o Município  dê um sinal de valorização da Língua Gestual Portuguesa e faça a experiência de convidar técnicos dessa linguagem a acompanharem as reuniões de Câmara ou da Assembleia Municipal.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: