[object Object]

Primeiro dia de matrículas dos estudantes recém-colocados na UC conta com presença de secretário de Estado

Pedro Teixeira aplaude a capacidade de adaptação da Universidade de Coimbra ao longo dos últimos anos e salienta aposta no digital. Reitor preocupado com abandono estudantil aponta reforço da ação social como mecanismo de prevenção.

Tiveram início nesta segunda-feira as matrículas dos estudantes recém-colocados na Universidade de Coimbra através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. O processo, que dura ao longo de toda a semana, tem pela primeira vez lugar no Student Hub da Universidade de Coimbra.

Neste primeiro dia, o secretário de Estado Pedro Teixeira marcou presença na conferência “Criar para Renovar: os desafios do Ensino Superior”, organizada em parceria entre o Jornal Expresso e a Universidade de Coimbra (UC), e acabou por passar pelo espaço onde os alunos se estão a matricular. Em declarações à comunicação social, o responsável lembra as lições que se retiram dos últimos dois anos.

Pedro Teixeira deu o exemplo da Universidade de Coimbra como instituição que aproveitou o afastamento forçado do ensino presencial para se repensar. No entender do secretário de Estado, as ferramentas tecnológicas que hoje se utilizam “podem permitir às Universidades prestar um muito melhor serviço.

Olhando em retrospetiva para o período pandémico, também Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, salienta o caminho traçado pela Universidade. Segundo afirma, a desmaterialização é uma “evolução enorme”, quer do ponto de vista ambiental como da economização de tempo.

Amílcar Falcão refere ainda a necessidade de combater o abandono e o insucesso estudantil. Para que isso aconteça, o reitor lembra a importância de prevenir estas situações e aponta o reforço da ação social como caminho a seguir.

No momento complicado que o país atravessa, não foram muitas as mudanças sentidas pela Universidade de Coimbra naquilo que ao acesso ao ensino superior diz respeito. Amílcar destaca que houve mais alunos a escolher a instituição como primeira opção – algo que se justifica pelo trabalho que tem vindo a ser realizado, mas também pelo elevado custo de vida em Lisboa ou no Porto.

A nova localização para as matrículas dos novos estudantes da Universidade de Coimbra foi também um dos temas abordados pelo reitor. Depois de o Estádio Universitário ter acolhido este momento ao longo dos últimos dois anos, o ex-diretor da Faculdade de Farmácia explica explica o porquê da escolha do Student Hub como novo primeiro contacto dos estudantes com a UC.

No final, Amílcar Falcão e Pedro Teixeira passaram ainda pelo largo da Sé Nova, onde se encontra o espaço de dinamização das atividades da Associação Académica de Coimbra.

PARTILHAR: